Cultura

Destacada importância da poesia na valorização da cultura nacional

A União dos Escritores Angolanos (UEA), em parceria com a Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), realizou, na sua sede social, em Luanda, um recital de poesia, com o intuito de destacar a importância da mesma no universo cultural.

23/03/2023  Última atualização 11H50
Secretário-geral da União dos Escritores Angolanos © Fotografia por: Edições Novembro

Ao som da banda Calemba, poetas da nova e velha geração uniram-se para celebrar o 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, e reflectir sobre a importância da arte na valorização da cultura.

O secretário-geral da UEA, David Capelenguela, afirmou, na terça-feira, que a associação tem feito um grande esforço para promover a arte, acrescentando que a instituição tem feito um grande esforço para a reedição de obras dos seus membros, sobretudo as ligadas a poesia com o objectivo de engrandecer este género literário.

A poesia é importante para a cultura, afirmou, por ser uma manifestação profunda, pois "ao recitar um poema estamos a exercitar essa manifestação e esse exercício deve ser incentivado e cultivado, por que a poesia alivia a alma, torna-nos seres mais sensíveis e compressíveis”.

O secretário-geral da BJLA, Samuel Ferreira, salientou que esta actividade conjunta  visou trazer uma reflexão sobre a poesia, incentivar as pessoas através de eventos dessa natureza, assim como ensinar aqueles que pretendem aderir a arte e falar da sua importância e papel sociocultural.

A escritora Yola Castro realçou a importância da iniciativa afirmando que "este encontro é mais uma luta diária pelo património cultural que tem sido construído ao longo dos séculos. A poesia tem como parceiro a criatividade na batalha diária de formar leitores conscientes do valor ao legado cultural”.

A produção espontânea da poesia, disse, ocorre em nós desde cedo, para expor sentimentos, emoções e pensamentos, tendo afirmado que a poesia abre portas para que o leitor conheça vários aspectos culturais do seu país. " Falar de poesia é falar de receitas, não de culinária, mas de pensamentos, ideias, que partem do nosso interior, mas para que essa poesia seja conhecida precisamos de exterioriza-la, por meio da palavra ou escrita”, frisou a escritora Yola Castro.

A abertura do evento esteve a cargo da poetisa infantil Obembwa, de 10 anos, que declamou o poema intitulado "Mãe”, no qual o papel da mãe na sociedade, sendo uma homenagem às mães no Março Mulher . "Declamo desde os meus quatro anos e gosto de abordar temas que falem sobre o envolvimento das crianças na literatura”, disse.

A escritora Esperança de Sousa e Santos  também brindou os presentes com o poema "O Mover de um coração”, que exprime as aflições e angustia do coração de uma mulher. Os poetas Djone Belas, Kudijimbe, Akiz  Neto, Mangel Faria, Zulinni Bumba e ChanoYnene Mona também subiram ao palco para declamarem poemas com temas ligados a cultura e sociedade.

O poeta Esmeraldo Baptista afirma que "fazer arte em Angola constitui uma tarefa desafiadora, porém ao mesmo tempo prazerosa” , justificando que a poesia é uma arte maravilhosa, ainda mais quando se trata de uma voltada para o conhecimento.

"É triste dizer, mas a sociedade odeia pensar. É mais fácil prender a atenção de um jovem com uma música do que com um livro. Dói admitir isso, mas na nossa realidade, os vídeos sobre políticas viciosas em memes chegam a ser mais atraentes do que aqueles com um teor educativo ou poético; e não se trata só de globalização ou modernismo; é tudo uma questão de educação cultural mesmo”, disse.

Poesia no Feminino

A poetisa Sandra Bumba, que recita desde os 11 anos, teve o seu primeiro contacto com a arte a partir dos manuais escolares, tendo ganhado o gosto de recitar poemas voltados para o empoderamento da mulher africana em geral, não por ser mulher mas pelo facto de ser um tema que precisa de ser abordado para despertar outras mulheres.

 "Actualmente há maior valorização da mulher dentro da poesia .Estamos a caminhar muito bem e a dar passos largos. Hoje as mulheres têm mais voz, já se consegue ouvir a arte feminina. Quando uma mulher pega um microfone não ouvimos apenas reclamações mas assuntos que interessam a todos” ressaltou a poetisa.

Agostinho Neto homenageado em livro

O secretário-geral da UEA, David Capelenguela, avançou que um total de 100 escritores uniram-se numa antologia poética para homenagear o Poeta Maior, António Agostinho Neto, que deve chegar ao mercado, em breve.

"No âmbito das comemorações do centenário de António Agostinho Neto, fizemos uma homenagem com 100 poemas. Neste livro homens e mulheres fizeram a sua manifestação de apreço ao Fundador da Nação, com destaque para as mulheres”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura