Quando falta um dia para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores nas ligas internas (CHAN), toda a atenção do país está centrada na selecção local, a Argélia, que disputa diante da Côte D’Ivoire o acesso às meias-finais, na próxima sexta-feira, no Estádio Nelson Mandela, situado em Baraki, na capital, Argel.
A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que a cidade russa de Kazan vai deixar de ser o palco que acolhe a edição deste ano da Supertaça Europeia, o jogo vai passar a ser realizado no Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas, na Grécia, no próximo dia 16 de Agosto.
Desportivo da Huíla e do Interclube centralizam, hoje, às 15h30, no Lubango, as atenções da abertura da décima jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.
O desafio agendado para o Estádio Tundavala está rodeado de enorme expectativa, sobretudo, por colocar frente a frente duas equipas que protagonizam uma clara recuperação na tabela de classificação.
Ambos vêm de vitórias alcançadas na jornada anterior. Os militares da Região Sul esperam repetir a proeza da ronda passada, em que aplicaram ao Wiliete de Benguela a primeira derrota no campeonato.
O conjunto huilano realiza um campeonato razoável e a posição no centro da tabela de classificação é elucidativa disso mesmo. A jogar em casa e diante dos adeptos, adivinha-se que venha a fazer vida cara aos polícias.
Mas não se advinha fácil, ainda assim, a tarefa do Desportivo tentar vencer o Interclube. A equipa da Polícia Nacional atravessa, também, uma boa fase no campeonato e digna de registo: vem de um soberbo triunfo sobre o ASK Dragão por 3-1, depois de já ter provado força colectiva e solidez competitiva no embate anterior diante do Desportivo da Lunda-Sul.
Ainda hoje, o Santa Rita de Cássia recebe a visita do Grupo Desportivo Isaac de Benguela, às 15h00, no Estádio 4 de Janeiro. As duas equipas ocupam zonas "aflitas” da tabela e encaram este duelo cientes da necessidade imperiosa de conquistar os três pontos, sob o risco de assinalar a "queda livre” na classificação e conviver com o espectro da despromoção.
O conjunto do Uíge vem de uma moralizadora vitória na ronda passada, ao passo que a formação benguelense ainda se recupera da pesada goleada, de 5-0, sofrida diante do campeão em título, Petro de Luanda.
O Kuando Kubango FC tenta regressar às vitórias na recepção ao ASK Dragão, às 15h00, no Estádio dos Eucaliptos, depois de ter empatado na jornada anterior.
A maior pressão deste desafio recai sobre a equipa do Uíge, actualmente na cauda da classificação. O ASK precisa de provar que não está no presente Girabola para ser apenas o "bombó da festa”. Aliás, a condição de lanterna vermelha não reflecte, seguramente, o propósito traçado pelo conjunto das terras do café.
Prevê-se, por isso, um jogo bastante disputado, do princípio ao fim, em que a discussão pela posse da bola e das ocasiões de golo.
Clássico aguardado com expectativa
O grande jogo da jornada entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto disputa-se terça-feira, às 15h30, no Estádio 22 de Junho. O maior clássico do futebol nacional centraliza as atenções da décima jornada do Campeonato.
À semelhança do habitual, o duelo entre militares e tricolores arrasta consigo vários motivos de interesse e o histórico ajuda a elevar as expectativas em torno do provável desfecho.
Os rivais chegam a este clássico com uma diferença pontual de oito pontos, mas com a particularidade de o 1º de Agosto (4º/13 pontos) somar menos quatro jogos que o crónico rival, Petro de Luanda (1º/22).
Ao Petro de Luanda pertencem os resultados mais expressivos conseguidos no histórico dos clássicos, sendo que as mais "famosas” remontam aos anos de 1982 e 1988, por 6-2 e 6-0.
Antes do clássico dos clássicos, amanhã, em Saurimo, o Desportivo da Lunda-Sul recebe a visita do Bravos do Maquis, às 15h00, no Estádio das Mangueiras. O duelo promete emoção e espectáculo, sobretudo, a julgar pela igualdade pontual partilhada pelos dois contendores. Quem sair vitorioso deste jogo pode, irremediavelmente, dar um salto na classificação.
Em Calulo, o Recreativo do Libolo joga diante do Wiliete de Benguela, às 15h00. Ambos vêm de derrotas e travam uma "luta” em que se prevê muita discussão pela posse de bola e as oportunidades de golo. Regressar às vitórias é o objectivo dos contendores.
O Sagrada Esperança viaja nesta jornada até ao Norte do país ao encontro do Sporting de Cabinda. O jogo está marcado para 15h30 no Estádio do Tafe. Os diamantíferos vêm de duas vitórias consecutivas e cruzam o caminho dos leões que atravessam uma fase crítica, agravada com a irregularidade nos salários.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Mauritânia bateu o Mali, por 1-0, no Estádio Miloud Hadefi e garantiu o apuramento para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores das ligas internas (CHAN), pela primeira vez na história, em jogo referente ao grupo D.
A Mauritânia colocou o prego no caixão das aspirações da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores nas ligas internas (CHAN), esta terça-feira, depois de marcar um golo aos 53 minutos, por intermédio de Ibrahima Mamadou Sy, diante do Mali, no Estádio Miloud Hadefi, em Oran, no jogo que ainda decorre, correspondente à última jornada do grupo D.
Com os cinco golos anotados, na segunda-feira, ao Pays de Cassel, equipa que milita no sexto escalão do futebol gaulês, o jogador do Paris Saint-Germain (PSG), Kylian Mbappé, aproximou-se de Edinson Cavani na lista dos maiores artilheiros do clube, informou o Jornal Abola, esta terça-feira.
Fernando Santos afirmou na apresentação como novo seleccionador da Polónia, esta terça-feira, que a "partir de hoje sou polaco" assegurando que é um "grande país, com uma história enorme, um cultura enorme, semelhante ao nível da sua selecção nacional", Portugal.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos de idade foram detidos, esta semana, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, por assalto a residências e estabelecimentos comerciais.
O coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial, Gilberto Gomes, afirmou, em entrevista ao Portal Correio da Kianda, que Angola saiu há um tempo a esta parte de um país desconhecido no sector espacial e hoje tem uma posição de destaque entre os países emergentes na área espacial mundial e em África
Angola e a Federação Russa realizam de 17 a 21 do próximo mês de Abril, em Luanda, a VI sessão da Comissão Bilateral Intergovernamental para, entre várias questões, abordarem o aprofundamento dos laços de cooperação entre os dois países.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, disse, quinta-feira, que o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 está concebido para servir os interesses do povo e satisfazer as aspirações das famílias e empresas.
A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) considerou, quinta-feira, em comunicado, “descabida” a notícia veiculada pelo jornal online HORA H e difundida nas redes sociais, com o título “exonerações e detenções à vista: Presidente João Lourenço recebe lista dos governantes a substituir”.