Pelo menos dez crianças, com idades entre os 7 e os 14 anos, morreram, este domingo, afogadas, num lago do Paquistão, durante uma viagem escolar.
O Uganda anunciou, ontem, que as operações conjuntas de militares ugandeses e da República Democrática do Congo (RDC) em 2022 mataram 424 membros das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês), grupo rebelde sediado no Leste congolês e cujas acções são por vezes atribuídas ao movimento fundamentalista islâmico Estado Islâmico (EI).
Um estudo recente do Programa Alimentar Mundial (PAM) aponta que a Guiné-Bissau é caracterizada por desnutrição crónica generalizada entre as crianças com menos de cinco anos, e mais de 30% nas regiões de Oio, Bafatá́ e Gabu.
Ante este cenário, o Governo da Guiné-Bissau, em parceria com o Programa Alimentar Mundial e a União Europeia, assinalaram na passada terça-feira, 30, o Dia Nacional da Nutrição, com enfase na importância da nutrição para a saúde pública e para o desenvolvimento sustentável no país.
O nutricionista Pita Correia aponta que 69% da população guineense está abaixo do nível da pobreza, entre estes 40% não tem acesso à educação, saúde e serviços básicos, o que "leva o país a uma situação critica”.
Pita Correia, considera que o hábito de alimentação e desconhecimento da população sobre os produtos também contribuem para este quadro negativo.
"Algumas comunidades cultivam feijão, que é um alimento nutritivo, mas levam esse produto ao mercado para vender e quando o vendem compram outros produtos alimentares menos relevantes, nomeadamente produtos processados, como maionese”, exemplifica.
Estudos apontam ainda que a desnutrição no país está ligada fortemente a pobreza.
Dados do Banco Mundial, citados pelo PAM, indicam que mais de dois terços da população guineense vivem com menos de 1,9 dólar por dia e 33% vivem na extrema pobreza.
Quase 40% dos guineenses vivem com grave pobreza multidimensional, tendo pouco ou nenhum acesso à saúde, educação e serviços básicos, como água potável e eletricidade, e também alimentos nutritivos e saudáveis.
O Dia Nacional de Nutrição, instituído em 2017, foi assinalado com consultas nutricionais gratuitas nas estruturas sanitárias e acções de sensibilização sobre mudanças de hábitos alimentares.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginSão quase oito milhões de tunisinos que estão inscritos para votar hoje na segunda volta das eleições legislativas, boicotadas novamente pela oposição, destinadas a eleger um parlamento com poderes limitados e em que a taxa de participação deverá manter-se muito baixa.
A União Europeia (UE) e a África do Sul discutiram, esta sexta-feira, em Pretória, uma iniciativa climática para a nação africana apoiada por dez Estados-membros europeus, anunciou a chefe da diplomacia sul-africana.
A directora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, disse esta sexta-feira que a principal preocupação já não é a Covid-19, mas sim o surto de cólera, que afecta 10 países africanos. “
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.