Mundo

Desmond Tutu homenageado como referência global de esperança

O arcebispo sul-africano emérito e Prémio Nobel da paz, Desmond Tutu, foi hoje homenageado pelo Dalai Lama e a viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, como uma referência global de esperança.

08/10/2021  Última atualização 00H04
© Fotografia por: DR

"Não poderá haver um mundo justo se aqueles que acreditam na paz e na justiça não puderem continuar a falar a verdade perante o poder”, referiu Piyushi Kotecha, CEO da Fundação Desmond Tutu & Leah Tutu, na abertura de uma videoconferência que assinalou o 90º aniversário do activista anti-apartheid sul-africano.

A conferência, subordinada este ano ao tema ‘A verdade e o poder, não há futuro sem Justiça’, culminou uma semana de eventos na África do Sul destinados a assinalar os 90 anos do arcebispo emérito da Cidade do Cabo.  

Nesse sentido, a viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, instou a sociedade atual a "alterar os seus comportamentos, se se quiser erradicar a violência de que mulheres e crianças são alvo”.

"Somos uma sociedade em pé de guerra consigo própria”, frisou Graça Machel, apelando a uma "terapia da alma”.

Na dedicatória ao seu "irmão espiritual”, o Dalai Lama salientou que "é importante seguir o exemplo de serenidade do arcebispo Tutu porque é a fundação da compaixão que trará a Paz ao mundo”.

Por seu lado, a ex-Procuradora-Geral da África do Sul, Thuli Mandonsela, considerou que "é altura de nos levantarmos pela verdade e justiça, particularmente a justiça social, como um investimento na Paz”.

Já a ex-Presidente da Irlanda, Mary Robinson, defendeu que "a dignidade e os direitos de todos os seres humanos é um imperativo da justiça global.

Cada uma das intervenções foi intercalada com atuações musicais, como a do grupo coral sul-africano Soweto Gospel Choir.

No final, os atores norte-americanos Samuel L. Jackson e Alfre Woodard apelaram a que "este Mundo possa ser um lugar mais humano e mais justo”, numa breve mensagem de homenagem ao arcebispo sul-africano.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo