Sociedade

Desminagem permite instalação de projectos de água e energia

Manuel Fontoura | Ndalatando

Jornalista

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, recebeu, ontem, em Ndalatando, os certificados que confirmam a conclusão dos trabalhos de desminagem nas zonas indicadas para a instalação de projectos de água e energia em algumas localidades da província do Cuanza-Norte.

24/01/2021  Última atualização 12H37
A existência de áreas minadas tem sido um entrave para a implementação de projectos © Fotografia por: Edições Novembro
Trata-se da zona onde vai ser construído o novo sistema de captação e distribuição de água para a cidade de Ndalatando, a partir do rio Lucala, 36 quilómetros a Leste, assim como os traçados para a montagem das torres de energia eléctrica para abastecer as sedes municipais de Bolongongo, Banga e Ngonguembo.

 O traçado da conduta adutora entre Lucala e Ndalatando, propriamente na Montanha da Santa Isabel, tem uma extensão de 42,570 quilómetros. A equipa de desminagem recolheu dois engenhos explosivos não detonados e 4.347 metais diversos.
 De acordo com João Baptista Borges, para o abastecimento de água à cidade de Ndalatando, é necessário tirar a água do rio Lucala, à luz de um projecto que está a ser desenvolvido pelo Banco Mundial, com prazo de execução de 30 meses e que segue o curso normal.
 Devido à escassez deste bem na Estação de Tratamento, em Ndalatando, disse, o actual sistema de abastecimento, a partir do rio Mucari, com capacidade de cerca de 30 metros cúbicos por segundo, deverá ser reforçado para 80, com base na construção de furos artesianos e da limpeza do leito do rio Mucari.

 Segundo o ministro, este começa a ser desenvolvido nas próximas semanas, mas disse tratar-se de uma solução intermédia que possa minimizar a escassez de água em Ndalatando, até que o projecto de captação no Lucala seja concluído.
 Neste momento, disse, para além da montagem do estaleiro por parte do empreiteiro, deverão, igualmente, ser adiantadas algumas fases do projecto, como a instalação da conduta adutora, que pode ser feita o mais rapidamente, enquanto se constroem as estações de captação e tratamento.

 Para o ministro, embora ainda não se note, no terreno, os trabalhos já tiveram início, do ponto de vista de estudos e de projectos executivos, faltando apenas o arranque da montagem do estaleiro e os outros trabalhos complementares que, tudo indica, acontecerão em Fevereiro.
 
Electricidade nos municípios

João Batista Borges informou que os trabalhos para a electrificação da sede municipal de Bolongongo deverão terminar em Fevereiro, enquanto para a Banga e Ngonguembo estão previstos para até final do ano.
 O principal constrangimento, disse, tem sido a desminagem, que tem que ser feita, uma vez que as linhas passam em zonas que podem estar minadas.

 Orçado em 22,6 milhões de dólares e co-financiado pelo Banco Mundial, o projecto para a construção do novo sistema de abastecimento de água potável à cidade de Ndalatando, a partir do rio Lucala, enquadra-se no Programa de Investimentos Públicos (PIP) do Ministério da Energia e Águas.
 O lançamento da pedra para a sua construção, em Agosto do ano passado, coube ao governador da província do Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho.
 A empreitada está a cargo da empresa chinesa Qingdao Installation Co.Ltd.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade