Sociedade

Desminagem atinge níveis satisfatórios em 2022 no Bié

Dezassete milhões 965 mil e 876 metros quadrados de terra foram clarificados na província do Bié, pelas operadoras de desminagem, durante o ano de 2022.

30/01/2023  Última atualização 08H40
Dezassete milhões 965 mil e 876 metros quadrados de terra foram clarificados na província do Bié, pelas operadoras de desminagem, durante o ano de 2022. © Fotografia por: DR

Em 2021, foram desminados apenas cerca de 941 mil metros quadrados.

Segundo um documento da Agência Nacional de Acção contra Minas, a que a ANGOP teve acesso ontem, os trabalhos incidiram nos municípios do Cuito, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Chinguar e Cuemba.

Durante o período em referência foram removidas e destruídas 66 minas anti-pessoais, 28 minas anti-tanques, 714 engenhos explosivos não detonados, bem como cinco mil e 93 munições de pequenos calibres.

Quanto aos acidentes, foram registados sete, que causaram seis vítimas mortais e oito feridos.

Cuemba teve o maior número de acidentes, com dois, enquanto Cuito, Cunhinga, Andulo, Chitembo e Camacupa registaram um cada.

Participaram neste processo o Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Forças Armadas Angolanas (Brigada C da IV Divisão), 4ª e 6ª Brigadas de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República e a Organização Não Governamental Britânica The HALO Trust.

No âmbito da educação, os especialistas do INAD e da Halo Trust realizaram palestras de sensibilização e prevenção sobre os perigos que as minas e outros engenhos explosivos representam, em que foram alvos 32 mil 567 alunos dos nove municípios da província.

O documento recomenda que os populares evitem a recolha, venda e compra de material ferroso estranho ou desconhecido, mais diálogo entre adultos e crianças.

Solicita igualmente às administrações municipais, comunicação social, autoridades tradicionais, igrejas e outros parceiros a continuarem a disseminar as mensagens sobre os perigos das minas e outros engenhos explosivos, para se evitar acidentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade