Mundo

Deslizamento de terra na RDC faz 12 mortos e mais de 50 desaparecidos

JA Online

Pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 50 ainda estão desaparecidas depois que fortes chuvas causaram o colapso de uma ravina em um rio no sudoeste da República Democrática do Congo (RDC), informou, domingo, o governador local.

15/04/2024  Última atualização 11H09
Deslizamento de terra na RDC faz 12 mortos e mais de 50 desaparecidos © Fotografia por: DR

De acordo com a Reuters, o deslizamento de terra ocorreu por volta do meio-dia de sábado, na comuna de Dibaya Lubwe, na província de Kwilu, quando uma cascata de argila e detritos caiu até as margens do rio Kasai, onde um barco atracava e as pessoas lavavam roupas.

O governador provincial interino, Felicien Kiway, disse que 12 corpos foram retirados dos escombros até agora, incluindo nove mulheres, três homens e um bebé.

"Cerca de 50 pessoas estão desaparecidas, mas continuamos a procurar no barro”, disse ele, acrescentando que as chances de encontrar sobreviventes eram mínimas, pois o incidente ocorreu 12 horas antes.

O coordenador de um grupo local da sociedade civil, Arsene Kasiama, disse que o deslizamento também atingiu pessoas que faziam compras num mercado.

Segundo especialistas em clima, o mau planeamento urbano e as fracas infra-estruturas em todo o Congo tornam as comunidades mais vulneráveis ​​às chuvas extremas, que estão a tornar-se mais intensas e frequentes em África devido ao aumento das temperaturas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo