Economia

Desenvolvimento do Uíge custa 35 mil milhões de dólares

António Capitão | Uíge

Jornalista

A província do Uíge vai precisar de mais de 35 mil milhões de dólares para financiar as acções projectadas para o seu desenvolvimento.

07/06/2023  Última atualização 08H40
A “Estratégia de Longo Prazo - Angola 2025” vai implicar a mudança de paradigma na economia e na sociedade angolana, sendo um indicador do elevado crescimento populacional © Fotografia por: DR

Estas projecções constam da "Estratégia de Longo Prazo (ELP) - Angola 2050”, idealizada como instrumento orientador do Executivo para o desenvolvimento do país nos mais diversos sectores da vida quotidiana.

A informação foi avançada, ontem, na cidade do Uíge, pela chefe do departamento para o Planeamento Territorial do Ministério da Economia e Planeamento, Elizabeth Fortunato, durante o acto de auscultação e consulta pública do documento que vai  orientar a acção do Executivo angolano nos próximos 27 anos.

Para Elizabeth Fortunato, o montante anunciado constitui o investimento necessário para o desenvolvimento da província.

Ainda no âmbito da ELP, a chefe do departamento para o Planeamento Territorial do Ministério da Economia e Planeamento, auxiliada pela projecção acima referida,  avançou que para a província do Uíge,  a previsão é de que a população venha a duplicar, passando dos actuais 1 milhão e 867 mil  habitantes para 4 milhões e 188 mil pessoas.

Sobre a economia, a previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) actualmente situado nos  2 milhões e 889 mil  dólares, seja estimado, em 2050, na ordem dos 13 milhões e 369 mil de dólares norte-americanos.

 Emprego, Saúde e Educação

Quanto à empregabilidade, as previsões do "ELP - Angola 2050” apontam para um crescimento regional mais do que  duplicado, saindo dos actuais 774 mil  e 637 postos de emprego para 1 milhão e 700 mil, enquanto no sector da Saúde, as previsões apontam para o aumento de médicos e enfermeiros, de   2.089 para 13 mil e 405 profissionais.

 Para o sector da Educação, o documento estima um aumento do número de professores, saindo dos actuais 12 mil e 833 docentes  para os 47 mil 463.

"Contas  feitas, para se atingir o desenvolvimento na  província do Uíge, prevê-se a aplicação de um investimento na ordem dos 35 mil milhões de dólares. Essa é a nossa visão para a província do Uíge, depois de feita a análise de todos os cenários possíveis, olhando para aqueles sectores que garantam a potenciação e o desenvolvimento da nossa economia, fora do sector petrolífero”,  detalhou  a responsável do Ministério da Economia e Planeamento, antes de concluir que "a aposta no sector não petrolífero  nos vai levar a que até 2050, outros sectores, como a indústria, a agricultura e a pecuária tenham a sua percentagem no PIB global do país aumentado”, disse.

Por seu lado, o  secretário de Estado para Economia, Ivan dos Santos, disse que a "Estratégia de Longo Prazo - Angola 2050” tem como objectivo apresentar uma visão de longo prazo sobre o desenvolvimento social e económico que se pretende para o país. Sublinhou que o documento orientador do Executivo para os próximos 27 anos está estruturado em cinco eixos fundamentais.

  De realçar que a  "Estratégia de Longo Prazo - Angola 2025” vai implicar a mudança de paradigma na economia e na sociedade angolana como o elevado crescimento populacional, com a estimativa de se chegar aos cerca de 70 milhões de habitantes, a redução significativa da taxa de pobreza, melhoria dos cuidados de saúde, acesso a um ensino de qualidade, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia