Regiões

Desalojados pela chuva beneficiam de apoio

A Administração de Saurimo, na Lunda-Sul, distribuiu chapas de zinco e bens alimentares a mais de 30 famílias na localidade de Phimbi, a cerca de dez quilómetros da sede municipal, desalojadas na sequência das últimas chuvas que se abateram sobre a região, causando a destruição de várias moradias.

05/11/2019  Última atualização 10H35
Kamuanga Júlia | Saurimo

Da doação constam também produtos de higiene e roupa, para mitigar as carências, nesta fase de recomeço difícil da vida, em que dezenas de outras famílias clamam por apoios do género, segundo a administradora adjunta para a área Técnica e Infra-Estrutura.
Francisca Manganda destacou a parceria dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), na definição de espaços para a construção de casas em zonas seguras, bem como angariamento de bens para reforçar a assistência aos desalojados.
A administradora adjunta aconselha os munícipes a respeitarem as restrições impostas pelas autoridades, a fim de se evitarem acidentes, por construírem em zonas de risco.

Novo bairro

A Sociedade Mineira de Catoca (SMC) construiu 36 casas de carácter definitivo, destinadas a 36 famílias desalojadas dentro da área de concessão mineira do Luaxe, onde decorrem trabalhos, para permitir o início da exploração de diamantes.
De acordo com o chefe de Departamento de Sustentabilidade de Catoca, Flávio Fernandes, os moradores do novo bairro, construído nas imediações do perímetro do projecto, contam com um sistema de painéis solares para iluminação, chafarizes para abastecimento de água e uma extensa área para o cultivo.
Flávio Fernandes referiu que as casas fazem parte de um projecto que visa construir quatro bairros, no quadro da responsabilidade social da SMC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões