Sociedade

Desafios do Ensino analisados em Luanda

Kátia Ramos

Jornalista

Os desafios do processo de ensino e aprendizagem no século XXI foram analisados, em Luanda, durante uma mesa redonda.

21/01/2023  Última atualização 09H22
Encontro serviu também para a troca de experiências © Fotografia por: RAFAEL TATY | EDIÇÕES NOVEMBRO

A mesa redonda, ocorrida, quinta-feira, no Centro Linguístico Seven Smiles, visou partilhar informações com diferentes personalidades da sociedade, para influenciar na mudança de paradigma, no sentido de se elevar a capacidade e qualidade de pesquisas, a fim de contribuirem para a melhoria da qualidade do processo de ensino no país.

Segundo a académica e psicóloga Florete Francisco, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem deve-se ao ambiente escolar. 

"Existem escolas que apresentam acomodações desfavoráveis ao processo de ensino e aprendizagem”, sublinhou, defendendo melhores condições nos estabelecimentos de ensino, atribuição de merenda escolar, boa remuneração aos professores e sua formação contínua. "Um professor mal remunerado não tem motivação para transmitir o seu saber e lidar com a inclusão social”.  

O pastor Paulo Carvalho, disse, na ocasião, que a igreja tem um papel importante no processo de aprendizagem e tem a missão de formar e educar a sociedade com bases sólidas, amor ao próximo e patriotismo.

O Centro Linguístico é uma instituição de direito angolano vocacionada ao ensino, Pesquisa e Expansão das Línguas Estrangeiras em Angola. 

A mesa redonda teve a finalidade de levar a sociedade a entender como está estruturado o sistema de ensino angolano e a Lei de Base da Educação. Contou com vários oradores, como o académico Victor Barbosa e Domingos Gonga, docente na Universidade Estadual de São Paulo, Brasil.

O evento surge numa fase em que a questão do ensino é abordada com frequência, com a finalidade de trazer melhorias necessárias ao sector do aprendizado no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade