Economia

“Desafio da Auto-suficiência Alimentar” discutido em fórum

O desafio da auto-suficiência alimentar em Angola é o lema escolhido para o Fórum Nacional da Indústria e Comércio, que se realiza, amanhã, no Hotel Inter-continental, em Luanda.

02/02/2023  Última atualização 13H40
© Fotografia por: Edições de Novembro

Este encontro que é uma realização do Governo de Angola, sob execução do Ministério da Indústria e Comércio, deverá contar com as palavras de boas vindas proferidas pelo governador da província de Luanda, Manuel Homem, e discurso de abertura do ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

Conforme referenciado pelo Jornal de Angola Online, o evento vai apresentar uma visão dos diversos intervenientes do sector, analisando os vários desafios e oportunidades que o país apresenta para o desenvolvimento da indústria alimentar e do comércio. Para este evento que se afigura importante para a indústria alimentar, vão participar figuras ligadas aos sectores público e privado.

O objectivo é o debate de questões relacionadas com o papel do sector da Indústria e do Comércio, no âmbito dos Planos Estratégicos traçados pelo Executivo, no que se refere à temática dos grãos, da pecuária e dos recursos marinhos

O alcance da auto-suficiência alimentar, que permita depender cada vez menos de importações e possibilite aumentar e diversificar as exportações dos produtos, em alinhamento com o PRODESI, estão dentre as grandes linhas de acção do encontro de amanhã, em Luanda.

O 1º Fórum Nacional da Indústria vai servir ainda para colher contribuições junto dos diferentes parceiros e da sociedade, visando ao enriquecimento do Plano de Desenvolvimento do Sector da Indústria e Comércio, além de criar bases para a operacionalização do Conselho Nacional da Indústria e Comércio, definido como órgão multissectorial de consulta do Ministério.

 

Seis temas em destaque

Dividido em seis temas, com sessões de perguntas e respostas, o 1º Fórum Nacional da Indústria propõe-se analisar as soluções que podem advir do Planagrão e Planapecuária, no painel, onde aborda "O desafio da auto-suficiência alimentar”. "Os desafios da indústria transformadora no aproveitamento sustentável da produção nacional”, "A sustentabilidade da economia azul; o papel do sector privado na cadeia de valor do plano estratégico do mar em Angola” são os temas dois e três do referido encontro.

De acordo com o programa a que o Jornal de Economia & Finanças teve acesso, vão ainda ser temas, isso já na sessão da tarde, "Papel das infra-estruturas comerciais e o abastecimento da cadeia alimentar”, "Créditos voltados ao desenvolvimento económico com realce para o agronegócio” e "Estratégias para capitalizar o aumento da produção e transformação, visando a substituição das importações e a diversificação das exportações”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia