A bolsa nova-iorquina fechou hoje em baixa, em reação a uma modesta da taxa de juro de referência pela Reserva Federal (Fed), apesar de modesta e menos agressiva face à inflação por causa da crise bancária.
A África do Sul pode ter este ano um crescimento económico nulo, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI), atribuindo esta estagnação à crise de eletricidade que está há meses a provocar cortes regulares.
O desafio da auto-suficiência alimentar em Angola é o lema escolhido para o Fórum Nacional da Indústria e Comércio, que se realiza, amanhã, no Hotel Inter-continental, em Luanda.
Este encontro que é uma realização do Governo de Angola, sob execução do Ministério da Indústria e Comércio, deverá contar com as palavras de boas vindas proferidas pelo governador da província de Luanda, Manuel Homem, e discurso de abertura do ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
Conforme referenciado pelo Jornal de Angola Online, o evento vai apresentar uma visão dos diversos intervenientes do sector, analisando os vários desafios e oportunidades que o país apresenta para o desenvolvimento da indústria alimentar e do comércio. Para este evento que se afigura importante para a indústria alimentar, vão participar figuras ligadas aos sectores público e privado.
O objectivo é o debate de questões relacionadas com o papel do sector da Indústria e do Comércio, no âmbito dos Planos Estratégicos traçados pelo Executivo, no que se refere à temática dos grãos, da pecuária e dos recursos marinhos
O alcance da auto-suficiência alimentar, que permita depender cada vez menos de importações e possibilite aumentar e diversificar as exportações dos produtos, em alinhamento com o PRODESI, estão dentre as grandes linhas de acção do encontro de amanhã, em Luanda.
O 1º Fórum Nacional da Indústria vai servir ainda para colher contribuições junto dos diferentes parceiros e da sociedade, visando ao enriquecimento do Plano de Desenvolvimento do Sector da Indústria e Comércio, além de criar bases para a operacionalização do Conselho Nacional da Indústria e Comércio, definido como órgão multissectorial de consulta do Ministério.
Seis temas em destaque
Dividido em seis temas, com sessões de perguntas e respostas, o 1º Fórum Nacional da Indústria propõe-se analisar as soluções que podem advir do Planagrão e Planapecuária, no painel, onde aborda "O desafio da auto-suficiência alimentar”. "Os desafios da indústria transformadora no aproveitamento sustentável da produção nacional”, "A sustentabilidade da economia azul; o papel do sector privado na cadeia de valor do plano estratégico do mar em Angola” são os temas dois e três do referido encontro.
De acordo com o programa a que o Jornal de Economia & Finanças teve acesso, vão ainda ser temas, isso já na sessão da tarde, "Papel das infra-estruturas comerciais e o abastecimento da cadeia alimentar”, "Créditos voltados ao desenvolvimento económico com realce para o agronegócio” e "Estratégias para capitalizar o aumento da produção e transformação, visando a substituição das importações e a diversificação das exportações”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola é o 39.º maior mercado de água engarrafada do mundo, com vendas de cerca de 600 milhões de dólares em 2021, à frente de Portugal, segundo um estudo das Nações Unidas sobre o mercado da água natural engarrafada, avança a Lusa.
O secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, garantiu, terça-feira, em Luanda, estarem criadas as condições necessárias para se dar início a execução do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO) e de concessão de crédito aos respectivos operadores.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.