A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
Um total de 300 pés de árvores diversas, entre as quais acácias rubras, foi plantado, ontem, ao longo da Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, num percurso que liga os municípios do Kilamba Kiaxi e Talatona, por deputados do grupo parlamentar do MPLA.
Os 82 deputados do partido no poder plantaram a nível do município do Kilamba Kiaxi um total de 150 árvores e o mesmo número no Talatona, sendo que metade dessas foram plantadas no bairro do Gamek.
A actividade dos parlamentares, organizada em parceria com as administrações municipais das duas regiões de Luanda, visou saudar o Dia Mundial da Floresta, celebrado terça-feira, e proporcionar um ambiente saudável à população das zonas beneficiadas com a plantação.
Sob o lema "Plantar uma árvore é cuidar do amanha”, a campanha faz parte da responsabilidade social dos deputados do partido no poder, atribuída para a resolução dos problemas sociais e ambientais.
Carla Kativa, quarta vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, considerou a actividade de "extrema importância, por as árvores desempenharem um papel fundamental no ecossistema e com reflexos no desenvolvimento sustentável.
A deputada, que é, igualmente, a coordenadora da actividade de arborização, realçou que a campanha é uma estratégia do MPLA em se juntar aos esforços do Executivo e de outras entidades na preservação do ambiente.
Carla Kativa avançou que a campanha arrancou a 21 deste mês nas províncias do Bié, Namibe, Cuanza-Sul e Huíla, tendo encerrado em Luanda, com o objectivo de incentivar a preservação do ambiente.
Qualidade de vida
O ambientalista Sílvio Avarenga considerou que a Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy” é uma rua de grande hierarquia, que atravessa três municípios (Talatona, Kilamba Kiaxi e Luanda).
Apesar dessa característica, a avenida estava desprovida de árvores, daí realçar a importância da acção de plantação de árvores, que tem a função de absorção do gás carbono e reverter em oxigénio, fazendo uma limpeza ao ar, dando boa qualidade de vida à população.
Acresceu que a OMS recomenda ter em cada município 12 mil pés de arborização, três árvores em menos de um ou dois metros de distância.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.