Deputados da bancada parlamentar do MPLA consideraram razoável o nível de execução de obras de impacto social, em Saurimo, no segundo dia de visitas à província da Lunda-Sul, no quadro do acompanhamento do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios PIIM e do Kwenda.
Na visão do parlamentar, o balanço preliminar é razoável por conta de constrangimentos criados sem causa plausível por determinados empreiteiros. Neste particular, ressalta a morosidade na construção do estabelecimento de ensino especial, há mais de cinco anos.
Ungaji fez também reparos desfavoráveis devido à má qualidade das obras em dois outros estabelecimentos similares, com sete salas cada, nos Bairros Social, da Juventude e Ngando, arredores de Saurimo, durante uma visita guiada pelo primeiro secretário municipal do partido, Aderito Cahanga.
A realidade forçou o deputado a manter um encontro com empreiteiros e fiscais envolvidos na obra, para propor correcções de insuficiências a fim de garantir qualidade e respeito de prazos contratuais acordados.
No futuro pavilhão gimnodesportivo, com capacidade para albergar mais de 1000 espectadores, em construção na rua das mangueiras, centro da cidade, o político enalteceu a iniciativa do Governo a fim de aumentar espaços para entretenimento dos jovens.
Ressaltou que, apesar de algumas falhas registadas ao longo da jornada, o município sede da província continua a marcar passos significativos na acomodação condigna de alunos e professores, limpeza, saneamento da urbe e cuidados necessários dos aspectos paisagísticos e jardinagem.
A agenda de trabalhos vai, segundo o parlamentar, prosseguir nos próximos dias nos restantes municípios da província, nomeadamente, Cacolo, Dala e Muconda.
REUNIÃO
Lei Orgânica dos Tribunais da Relação
A sessão do Conselho de Ministros realizada, ontem, no Palácio Presidencial, apreciou, para envio à Assembleia Nacional, a proposta de Lei Orgânica dos Tribunais da Relação.
Este diploma tem como objectivo uniformizar o salário auferido pelos sub-procuradores gerais da República, independentemente do lugar em que exerçam as suas funções.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou, segunda-feira, em Luanda, a proposta relativa ao Plano de Inclusão e Apoio a Pessoas Portadoras de Deficiência 2023-2027, documento de médio prazo, que integra os objectivos, programas e acções a materializar pelo Executivo, durante a 4ª Reunião Ordinária, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen.
Militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral realizam, desde segunda-feira, em Luanda, exercícios visando contribuir para o fortalecimento, consolidação, unidade e coesão dos países da região a nível táctico para operações de intervenção.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).