Política

Deputados do MPLA consideram razoável o grau de execução das obras

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

Deputados da bancada parlamentar do MPLA consideraram razoável o nível de execução de obras de impacto social, em Saurimo, no segundo dia de visitas à província da Lunda-Sul, no quadro do acompanhamento do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios PIIM e do Kwenda.

02/06/2023  Última atualização 06H59
Visitas de constatação em Saurimo © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com o coordenador da equipa de parlamentares João Segunda Ungaji, a paralisação das obras numa escola do ensino especial no bairro Txizaínga II, com capacidade para 48 salas de aula, concluída em 60 por cento, sujeita mais de sete mil alunos a estudarem em espaços improvisados.

Na visão do parlamentar, o balanço preliminar é razoável por conta de constrangimentos criados sem causa plausível por determinados empreiteiros. Neste particular, ressalta a morosidade na construção do estabelecimento de ensino especial, há mais de cinco anos.

Ungaji fez também reparos desfavoráveis devido à má qualidade das obras em dois outros estabelecimentos similares, com sete salas cada, nos Bairros Social, da Juventude e Ngando, arredores de Saurimo, durante uma visita guiada pelo primeiro secretário municipal do partido, Aderito Cahanga.

A realidade forçou o deputado a manter um encontro com empreiteiros e fiscais envolvidos na obra, para propor correcções de insuficiências a fim de garantir qualidade e respeito de prazos contratuais acordados.

No futuro pavilhão gimnodesportivo, com capacidade para albergar mais de 1000 espectadores, em construção na rua das mangueiras, centro da cidade, o político enalteceu a iniciativa do Governo a fim de aumentar espaços para entretenimento dos jovens.

Ressaltou que, apesar de algumas falhas registadas ao longo da jornada, o município sede da província continua a marcar passos significativos na acomodação condigna de alunos e professores, limpeza, saneamento da urbe e cuidados necessários dos aspectos paisagísticos e jardinagem.

A agenda de trabalhos vai, segundo o parlamentar, prosseguir nos próximos dias nos restantes municípios da província, nomeadamente, Cacolo, Dala e Muconda.

  REUNIÃO
Lei Orgânica dos Tribunais da Relação

A sessão do Conselho de Ministros realizada, ontem, no Palácio Presidencial, apreciou, para envio à Assembleia Nacional, a proposta de Lei Orgânica dos Tribunais da Relação.

Este diploma tem como objectivo uniformizar o salário auferido pelos sub-procuradores gerais da República, independentemente do lugar em que exerçam as suas funções.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política