Política

Deputados constatam projectos de impacto social em Benguela

Arão Martins e Maximiano Filipe| Benguela

Jornalistas

Um grupo de deputados da 4ª Comissão de Administração do Estado e Poder Local da Assembleia Nacional trabalha, desde segunda-feira, até sexta-feira, na província de Benguela, com o objectivo de constatar o conjunto de empreendimentos de grande impacto sócio-económico em curso.

09/04/2024  Última atualização 11H05
Grupo de parlamentares vai avaliar o funcionamento de diferentes unidades hospitalares © Fotografia por: Fernando Oliveira |Edições Novembro

Durante seis dias, o grupo de deputados, além de efectuar trabalhos em Benguela, desloca-se, também, aos municípios do Lobito, Catumbela, Ganda e Cubal.

Os parlamentares vão manter contacto com o funcionamento de diferentes unidades hospitalares, escolas, centros de saúde nas sedes municipais e comunas da província.

Em Benguela, por exemplo, os deputados visitam o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPB) e o Caminho-de-Ferro de Benguela.

A delegação vai constatar, ainda, no Lobito, o funcionamento do Porto local, Centro de Saúde do Bairro da Luz, enquanto nos municípios da Catumbela, Ganda, Cubal, além de encontros com as autoridades tradicionais e membros das administrações municipais, certificam-se do funcionamento e construção de infra-estruturas hospitalares, Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), Aeroporto da Catumbela, entre outros.

No primeiro dia da visita, os deputados da 4ª Comissão da Assembleia Nacional mantiveram um encontro com o vice-governador provincial para o Sector Técnico e Infra-estruturas de Benguela, Adilson Gonçalves, em representação do governador provincial, Luís Nunes.

A visita dos deputados surge numa altura em que Benguela está a registar avanços significativos nos domínios das obras públicas, implementação de infra-estruturas integradas e outras, em curso, em Benguela e no Lobito.

Além dos dois municípios, existe, também, um conjunto de accões em curso, quer nos domínios da Saúde, Educação, vias de acesso e outros, que contemplam os 10 municípios da província, onde constam acções nos domínios da Energia e Água, Agricultura e outros. Em declarações aos jornalistas, o deputado Paulo de Carvalho disse que a visita visa fazer o acompanhamento e a fiscalização das acções em curso, em todos os municípios do país, à semelhança do que está a decorrer na província de Benguela.

"Vamos visitar, também, os empreendimentos sociais, escolas, hospitais, instituições do ensino superior e penitenciária do Cavaco, além do contacto que vamos manter com os utilizadores de serviços sociais, engraxadores, taxistas, mulheres zungueiras, e outros, que contribuem para o desenvolvimento económico do país”, informou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política