A Amnistia Internacional (AI), organização de defesa dos direitos humanos, declarou que os responsáveis pelo assassinato de mais de 20 crentes, incluindo várias mulheres e crianças, ocorrido domingo último, na Igreja Católica São Francisco, em Owo (Sudoeste do país), devem responder pelos actos diante da Justiça, noticiou a Panapress, citando fonte oficial.
A ONU pediu mais “avanços” na aplicação do acordo de paz de 2018 no Sudão do Sul, após os recentes obstáculos e adiamentos em várias questões-chave, e alertou para a necessidade de garantir ajuda humanitária à população.
Os deputados israelitas aprovaram, esta terça-feira, a primeira moção com vista à dissolução do Parlamento, abrindo caminho para, após três votações, o país poder realizar as quintas legislativas em três anos.
A moção de ontem foi o primeiro passo daquela série de votações a realizar antes da dissolução do Parlamento e ocorreu dois dias depois de o Primeiro-Ministro de Israel, Naftali Bennett, ter anunciado o fim da coligação no poder.
A aliança governamental, constituída por oito partidos, está no poder desde 2021, e integra partidos comprometidos com uma solução de dois Estados em relação aos palestinianos, mas também ultranacionalistas que se opõem a um Estado da Palestina e o primeiro partido árabe a apoiar um Governo israelita.
A coligação - que derrubou o líder da direita israelita Benjamin Netanyahu após 12 anos no poder - foi afectada por lutas internas e deserções durante os últimos meses.
As propostas para dissolver o Parlamento foram aprovadas pela maioria dos 120 membros do Knesset (Parlamento israelita), mas ainda é necessária a votação final - em pelo menos uma das moções - para a dissolução formal e que pode ocorrer eventualmente na próxima semana.
Assim que a moção for aprovada, Bennett deixa o cargo entregando o poder ao aliado de coligação, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Yair Lapid, até novas eleições, que podem vir a ser agendadas para Outubro.
Bennett e Lapid formaram a aliança em oposição a Netanyahu, após quatro eleições inconclusivas.
Até ao ano passado, o Knesset encontrava-se dividido entre os deputados que apoiavam o Governo liderado por Netanyahu e aqueles que se recusaram a unir forças com o líder do Likud devido às acusações de corrupção.
Netanyahu começou a ser julgado em Maio de 2020 por "suborno”, "fraude” e "abuso de confiança” em três casos de corrupção, acusações que rejeita e que atribui "à perseguição política”.
Sondagens publicadas na terça-feira indicam que o partido Likud de Netanyahu vai continuar a ser o mais votado, mas que continua em aberto a possibilidade de criação de uma nova coligação contra o antigo Chefe de Governo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Vice-Presidente e candidato presidencial do Quénia, William Ruto, afirmou, terça-feira, que se for eleito à Chefia do Estado vai deportar cidadãos chineses que se ocupam de trabalhos que poderiam ser feitos por quenianos.
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, perdeu, nesta quarta-feira, um processo promovido pela jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo, que foi alvo de comentários de cunho sexual proferidas por Jair Bolsonaro.
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, mostrou-se hoje optimista relativamente à possibilidade de serem abertos corredores humanitários que permitam a exportação dos cereais da Ucrânia, fundamentais para debelar a crise alimentar que se alastra.
O Ministério da Saúde de Cabo Verde recomendou hoje a toma da quarta dose de vacina contra a covid-19, principalmente às pessoas com mais de 60 anos e com doenças crónicas, após o aumento de casos no país.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer, prevê um crescimento assinalável das trocas comerciais entre os dois países, mercê dos indicadores de reanimação da actividade económica dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, depois de 2020, levaram à desaceleração do comércio bilateral antes situado em mais de 900 milhões de dólares por ano.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.