Política

Deputado Vitorino Nhani “repousa” no Benfica

Adelina Inácio

O corpo do deputado e antigo secretário-geral da UNITA Vitorino Nhani, falecido, sábado, por doença, foram a enterrar, ontem à tarde, no Cemitério do Benfica, em Luanda.

25/02/2021  Última atualização 11H52
Vitorino Nhani, foi muito activo na sua intervenções © Fotografia por: DR
No período da manhã, no Comando do Exercito (ex-R20), titulares de órgãos de soberania, membros do Executivo, partidos políticos, igrejas e do corpo diplomático renderam a última homenagem ao deputado. 

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, escreveu no livro de condolências, que  Vitorino Nhani foi um deputado engajado e cumpridor dos deveres, bem como combatente pela paz e reconciliação nacional. "Neste momento de dor e de luto, em meu nome, de todos os deputados e no da minha família, apresento à família enlutada as mais respeitosas condolências e sentidos pêsames”, lê-se na mensagem.

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou que, no Parlamento, Vitorino Nhani elevou muito alto e com muita competência aspectos técnicos e políticos de interesses dos angolanos. Para o político, o deputado "parte de forma prematura, ainda relativamente jovem e com força de viver”.

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou as qualidades do deputado Vitorino Nhani, tendo afirmado que o falecido tinha, ainda, muito para dar à Assembleia Nacional. "É um filho de Angola e é sempre uma tristeza quando se perde um filho”, frisou.
Luísa Damião disse ter ido apresentar à família enlutada e a parlamentar os "sentimentos de pesar”.
 
O presidente do grupo parlamentar da UNITA  considerou o deputado um grande quadro e técnico que muita falta vai fazer ao país, razão pela qual "o seu falecimento é uma perda irreparável”.
Liberty Chiyaka afirmou que, com a morte do deputado, o grupo parlamentar da UNITA sente-se reduzido na sua capacidade de intervenção e contribuição para o engrandecimento do país.

Na mensagem da UNITA, a vice-presidente do partido, Arlete Chibinda, destacou as qualidades profissionais e de militante de Vitorino Nhani, bem como o seu contributo para a elevação e progresso do partido. Arlete Chibinda disse que o malogrado, enquanto engenheiro agrónomo, elaborou vários programas de alcance estratégico direccionados aos desmobilizados.
No elogio fúnebre da família, apresentado pelo deputado Amílcar Colela, foram destacadas as qualidades pessoais e profissionais de Vitorino Nhani.

O deputado Justino Pinto de Andrade, da CASA-CE, considerou uma perda a morte de Vitorino Nhani. "O país perdeu um indivíduo com muita qualidade, um homem calmo e com muita ciência”, sublinhou o também presidente do Bloco Democrático.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política