Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
O deputado à Assembleia Nacional, António Paulo, defendeu quinta-feira(30), em Luanda, a necessidade da formação em matéria de cidadania aos cidadãos “desde a tenra idade” para melhor contribuírem na edificação de um país coeso e próspero.
António Paulo, ao intervir na mesa redonda com o tema "Discurso Político em Tempo de Eleições”, promovida pela Associação de Comunicólogos de Angola (ACAN), disse que o conhecimento sobre cidadania é decisivo na escolha dos representantes, durante a votação. "Um adolescente que em tenra idade aprende matéria sobre deveres e direitos, o respeito e a distinção dos órgãos de soberania nacional, saberá, no futuro, separar a actividade política da cidadania”, sublinhou o deputado.
António Paulo referiu que o cidadão que "optar em fazer da política uma actividade de confronto e de debate, sobretudo, em tempo de eleição, deve saber separar os aspectos sobre cidadania e da política propriamente dita, para se evitarem os discursos inflamatórios”.
O actor político, disse, deve possuir um discurso responsável, cuidadoso e integrador, capaz de proporcionar aos potenciais eleitores um sentimento de cidadania, onde o fim último é a edificação de uma nação una e próspera.
Numa altura em que Angola vive as emoções da pré-campanha, referiu o também académico, o político mais do que apresentar os seus projectos de governação, deve, também, mobilizar o cidadão sobre a importância de se "ir ao voto”.
O deputado António Paulo realçou que um político munido de consciência sobre cidadania, no momento da realização e pronunciamento dos seus actos, pode incutir nos ouvintes, telespectadores e leitores a noção da responsabilidade que terá na altura da votação, bem como da sua importância para o país.
Em relação ao actual cenário político, António Paulo afirmou que existem ainda alguns actores de partidos políticos que, em determinadas plataformas de comunicação, usam discursos com linguagem imprópria para o momento. Um país como Angola, que acabou de sair a pouco tempo de um conflito armado, destacou o deputado, "não deve ter políticos com discursos irresponsáveis, que podem induzir nos eleitores comportamentos capazes de colocar em causa a estabilidade social”.
O presidente da Associação de Comunicólogos de Angola, André Sibi, disse que a política não deve ser reservada, simplesmente,para políticos. O dirigente apelou a juventude a participar no exercício da política, por forma a contribuir para a produção de riqueza espiritual, que sirva para Angola, África e o mundo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).