Os países africanos sairiam muito a ganhar se, de forma bilateral, eventualmente até multilateral, promovessem e priorizassem o uso das respectivas moedas nas transacções entre si para o bem das trocas de bens e serviços, bem como da cooperação económica.
Nos Estados Unidos, muitas vezes coloca-se a questão sobre qual é a profissão que tem gente que mais mente— a profissão com mais mentirosos. Fiz uma pesquisa da hierarquia das inverdades e notei que os políticos são sempre os primeiros. Depois há os jornalistas e não muito longe os mecânicos e vendedores de viaturas usadas. Continuei com a pesquisa e os mecânicos de viaturas foram aparecendo com frequência.
Bonjour, monami. Então, filho, como estão tu e a minha nora parisiense? Nós ‘inda aqui vamo que não vai. A tua irmã já regressou do estrangeiro. Tô sobrinho veio ‘inda passar esses dias aqui em casa. Já não tem medo de passear e perder o estatuto de filho da mãe dele. Também, no governo, já não ‘stão a exonerar mais.
Então, tô te enviar esse áudio e a esquecer de mandar um abraço p’ro nosso Macronzinho e sua mamoite! Nesse momento, embora esteja com certa vantagem sobre a sua adversária nas eleições p’ra conseguir mais um mandato à frente dos destinos de França, ele precisa da oração, do apoio dos amigos. Não sou francês, mô filho, mas sou fã daquele menino. Ele, além de jovem presidente, me encanta pela forma como demonstra sem medo da discriminação e das más línguas de que o amor não tem idade. Ama velhote de verdade. Isso me deixa orgulhoso dele.
Mano, nunca te contei essa história, acho. Sabe que quando fui p’ra vida militar, muito jovem, tinha só 17 anos, a moça que andava comigo, quando voltei depois de dez anos nas matas, lhe encontrei não ‘stá mais comigo. Manteu outro homem, porque pensou que eu tinha morrido na guerra! Mulher, também, não lhes entendo, às vezes. Mesmo com as cartas que lhe escrevia? Ou ela achava que era um defunto que lhe declarava amor contínuo e que morria de saudade dela?
Se essa menina me esperasse, tua mãe não seria a tua mãe. Seria outra mãe. Mas, ala possa, como tua mãe seria outra mãe, se esse filho não seria você! Acho que nem existirias, até! Mas, nome do nené seria mesmo o teu. É nome que sempre quis dar a um dos meus filhos. João. É nome do apóstolo amado de Cristo. A minha nora te chama como? Joan ou Djoni? E Deus só me deu mesmo dois filhos. Tua mãe, que era mulher de verdade, desde o namoro, só queria dois. E essa posição dela era firme. Tinha uma só palavra! Tua mãe não era como alguns políticos de hoje, que dormem num partido e amanhã acordam noutro. Ou como os desportistas que trocam de clube como se estivessem a trocar de roupas! Ela mesmo, primeiro e último homem da vida dela sou eu. Me meteu mesmo já no coração, até à morte.
Mas, pronto, se hoje o Macronzinho vencer as eleições, lhe dá môs cumprimentos. E lhe deixa claro que deve olhar mais p’ro migrantes. Ele também sabe do grande papel que os estrangeiros, principalmente, os africanos desempenham no país, desde o desporto a outras áreas. Por isso, nesse mandato, espero que ele dê mais oportunidades aos migrantes.
Mas, ‘stou aqui a te dar recados p’ro nosso Macronzinho como se terias uma audiência com ele, quando preciso de te contar as coisas daqui da nossa Angola. Mano, como sabes, aqui, também, vamos realizar eleições. Os candidatos dos considerados os grandes partidos históricos, tirando o MPLA, serão outros. A UNITA e a FNLA vão ser representados por novos líderes. A CASA-CE, que era do Miau, também tem novo rosto. O PDP-ANA e PRS ‘stão a vir, mas sem a mesma força do outro tempo. Além desses, tem partidos e grupos políticos novos. Jovens dissidentes de partidos formaram seus próprios partidos e líderes de certos partidos que querem tirar o poder ao MPLA se juntaram e formaram uma Frente Patriótica Unida, além da existência de uns blocos partidários.
Mas, mô filho, ‘stás a me deixar falar de coisas da Política p’ro causa de quê? Já te disse que não quero mais falar disso! Deixa ‘mbora te falar da chuva, que anda a destruir casas, arruinar as obras de impacto social, deixar intransitável as ruas, matar gente, criar engarrafamentos. Mas, também, a ajudar na agricultura e a acabar com seca no Sul.
Deixa ‘inda te contar dos 50 milhões de dólares apanhados com o militar alheio, que queria ir no estrangeiro com os supostos milhões que falaram agora são falsos. Agora, nos bairros ‘stão a pedir que se queime o dinheiro em programa em directo da televisão! Deixa ‘inda te contar dos exames nacionais nas escolas, quando cada programa curricular da mesma disciplina é diferente da outra!
Deixamos ‘inda as coisas da Política p’ra te contar do Petro que ‘stá dar cargas no basquetebol e no futebol africano. Ou te conto do menino Bruno Fernando que ‘stá conseguir bons resultados no basquetebol americano? Falando em americano, sabe, mô filho, cantor de Hip Hop das Américas veio aqui, cantou no "plaibequi” dele e lhe deram seus milhões. Pai, antes de ir embora, foi nos becos pobres e podres do Prenda e, além de conversar e abraçar os moradores, distribuiu dinheiro.
Mano, como tenho de ir fazer a medicação, deixa te contar só já dos extintores de incêndio nas viaturas que serão obrigatórios. É uma nova oportunidade de se fazer kumbu. Mô filho, o que achas? Mas, deixa te contar só já dos casos de criminalidade que continuam a dar que falar. Se não é mais velho sem juízo que violou criança é marido que matou a mulher. Ora é mãe que mata e enterra filho no quintal, ora são gatunos que roubam bancos, matam gente e enfrentam, no tiroteio, a Polícia.
Mas, deixa te contar, também, que a Universal voltou a fazer confusão, porque quer abrir os templos fechados. Alguns de seus líderes andam a agitar os fiéis p’ra organizar arruaças. Até querem processar o David Mendes, por lhes falar uma coisas. Esse David, também, ‘stá se arranjar makas. Os do Cunene andam chateados com ele, p’ro lhes chamar indígenas. Já na Católica, os bispos, recebidos pelo Presidente, apelaram p’ra harmonia entre os governantes e governados, numa altura em que se aproximam as eleições.
Mano, vou ‘inda ir tomar os medicamentos. Mas, deixa de te contar que o novo aeroporto de Luanda vai ficar tipo nas europas. Enquanto isso, não esquece de me avisar se estiver a vir aqui, p’ra eu ir espreitar ‘inda no aeroporto se tem luz.
Pronto, um beijo do teu velho que te ama muito.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginQualquer partido ou político que não penetra no mais absoluto âmago do Marketing político ou eleitoral, não domina, nem os aplica, vai ser, “tarde ou cedo”, derrotado do “tapete político” no primeiro round, recebendo um K.O. e experimentando dores intermináveis. Portanto abdicar destas ferramentas (Marketing Político e Eleitoral) constitui um desacerto de estratégia política. Mas conhecê-laspressupõe estudá-las enquanto conhecimento científico.
A comissão do Congresso norte-americano que investiga a invasão do Capitólio, a 6 de Janeiro de 2021, numa tentativa de apoiantes do ex-Presidente de impedir a certificação dos resultados das eleições presidenciais de Novembro de 2020, obteve quarta-feira um dos mais importantes depoimentos de testemunhas e que pode ser decisivo para incriminar Donald Trump.
Começou em Lisboa a grande anferência sobre os oceanos. Tem muita gente. Tem a herança macabra que gerações e gerações de políticos deixaram acontecer a benefício de inventário para as gerações futuras que arriscam assistir à subida dos oceanos, o aquecimento maior e quase o fim da vida.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.