O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
O edíficio, património da insituição, está localizado entre a rua das Alfândegas e o Largo Rainha Ginga, na baixa de Luanda.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), Fernandes Carvalho "Tozé”, lamentou a situação em que se encontra actualmente o edifício onde funciona a sede da UNAP.
O secretário-geral da UNAP explicou que o edifício é um dos monumentos mais antigos da cidade de Luanda e carece de uma reestruturação arquitectónica, no sentido de garantir a preservação e a sua valorização.
O também artista plástico, disse que, infelizmente, o tecto do edifício está num estado avançado de degradação e algumas partes estão a ser afectadas devido às chuvas. "É uma situação que precisa de uma solução e intervenção urgente do Estado para evitar que no futuro próximo percamos mais um património histórico da cidade capital do país”, alertou.
De acordo com o responsável, as últimas chuvas que caíram sobre a cidade causaram muitos prejuízos à estrutura do prédio. Ressaltou que a área da Galeria de Maio está desactivada já há algum tempo, por ser uma das sessões mais afectadas quando chove. "Entra muita água, o tecto não aguentou e danificou. O mesmo cenário acontece com o Salão Internacional de Exposições (Siexpo) e os ateliers”, disse.
Quanto à parte administrativa, disse ser ainda a menos afectada. "A parte administrativa é a única que até agora não se encontra danificada. Sempre que chega a época de chuvas somos obrigados a parar com as actividades laborais devido à situação que se encontra o edifício”. Para uma melhor qualidade na prestação do serviço público e dos próprios associados, Fernandes Carvalho apela às instituições do Estado para encontrarem uma solução, mesmo que essa não seja definitiva. "Precisamos de dinheiro para arranjar o tecto e continuar com a rotina normal das actividades, no sentido de proporcionar um trabalho com mais qualidade em benefício da classe”.
Outra preocupação, disse, que já é do conhecimento do Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), tem sido a perda do património para o sector privado. Fernandes Carvalho ressaltou que com o passar dos anos, a instituição tem estado a perder o património, por causa de "acordos mal elaborados no passado sem grandes benefícios para a instituição”.
A UNAP é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos e de natureza cultural, que trabalha em prol das artes plásticas no país. Foi fundada a 8 de Outubro de 1977.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.