Cultura

Degradação do edifício da UNAP preocupa comissão directiva

A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.

26/01/2023  Última atualização 08H00
Chuvas causaram muitos prejuízos ao edifício Mendes & Valladas © Fotografia por: DR

O edíficio, património  da insituição, está localizado entre a rua das Alfândegas e o Largo Rainha Ginga, na baixa de Luanda.

Em  declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), Fernandes Carvalho "Tozé”, lamentou a situação em que se encontra actualmente o edifício onde funciona a sede da UNAP.

O secretário-geral da UNAP explicou que o edifício é um dos monumentos mais antigos da cidade de Luanda e carece de uma reestruturação arquitectónica, no sentido de garantir a preservação e a sua valorização.

O também artista plástico, disse que, infelizmente, o tecto do edifício está num estado avançado de degradação e algumas partes estão a ser afectadas devido às chuvas. "É uma situação que precisa de uma solução e intervenção urgente do Estado para evitar que no futuro próximo percamos mais um património histórico da cidade capital do país”, alertou.

De acordo com o responsável, as últimas chuvas que caíram sobre a cidade causaram muitos prejuízos à estrutura do prédio. Ressaltou que a área da Galeria de Maio está desactivada já há algum tempo, por ser uma das sessões mais afectadas quando chove. "Entra muita água, o tecto não aguentou e danificou. O mesmo cenário acontece com o Salão Internacional de Exposições (Siexpo) e os ateliers”, disse.

Quanto à parte administrativa, disse ser ainda a menos afectada. "A parte administrativa é a única que até agora não se encontra danificada. Sempre que chega a época de chuvas somos obrigados a parar com as actividades laborais devido à situação que se encontra o edifício”.  Para uma melhor qualidade na prestação do serviço público e dos próprios associados, Fernandes Carvalho apela às instituições do Estado para encontrarem uma solução, mesmo que essa não seja definitiva. "Precisamos de dinheiro para arranjar o tecto e continuar com a rotina normal das actividades, no sentido de proporcionar um trabalho com mais qualidade em benefício da classe”.

Outra preocupação, disse, que já é do conhecimento do Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), tem sido a perda do património para o sector privado. Fernandes Carvalho ressaltou que com o passar dos anos, a instituição tem estado a perder o património, por causa de "acordos mal elaborados no passado sem grandes benefícios para a instituição”.

A UNAP é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos e de natureza cultural, que trabalha em prol das artes plásticas no país. Foi fundada a 8 de Outubro de 1977.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura