O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, realçou esta quarta-feira, a trajectória positiva da relação entre os dois países.
A secretária regional da Swapo (partido governante na Namíbia), na região do Okavango Leste, Otília Muchinga, reiterou, sexta-feira, na cidade do Rundu, a necessidade do reforço das relações bilaterais e a coesão política com o MPLA.
Durante a visita do Grupo de Parlamentares do MPLA, chefiado pelo deputado João António Lineha, à vizinha República da Namíbia, referiu que os dois partidos devem primar por uma política activa de coesão, tendo em conta os próximos desafios.
Realçou que o ambiente desafiante foi demonstrado nas últimas eleições realizadas nos dois países, onde os partidos vencedores (MPLA e SWAPO) obtiveram resultados menos esperados.
"Os namibianos têm muito que agradecer a Angola, tendo em conta que durante a luta de libertação contra o regime racista da África do Sul, os angolanos, através da sangrenta e derradeira Batalha do Cuito Cuanavale, fizeram com que conquistássemos a Independência”, exaltou.
Considerou imperioso agradecer os fundadores das duas Nações, pelos feitos alcançados para a conquista da Independência e soberania dos povos que hoje são livres, pelo que agora é necessário trabalhar para o crescimento das duas economias. Disse que os dois países (Angola e Namíbia) possuem enormes recursos naturais, motivos de atracção do investimento estrangeiro.
Desafios transfronteiriços
O governador da província do Okavango Leste, Bonifácio Wakudumo, disse que nos últimos dias há condicionamentos das autoridades namibianas que superintendem as zonas fronteiriças entre a Namíbia e Angola, pois a comunidade angolana residente nas áreas limítrofes recorre ao país vizinho em busca de alguns serviços, sobretudo, nas áreas da Saúde, Educação e Comércio.
Wakudumo prometeu trabalhar com as autoridades namibianas e angolanas (através do Cuando Cubango) para que incidentes do género não possam acontecer. Disse que caso sejam ultrapassadas estas situações, há necessidade de se acabar com os obstáculos socioeconómicos.
O coordenador da comitiva de deputados do MPLA, João Lineha, realçou que o partido está a trabalhar para ultrapassar o actual quadro que o país vive, com a implementação de vários projectos e acções em benefício das populações.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.