Política

Defendido reforço das relações África/Rússia

O presidente do MPLA, João Lourenço, considerou importante o desenvolvimento das relações entre os países africanos e a Rússia, bem como com os partidos políticos com responsabilidade de definir as políticas que guiam a acção dos respectivos governos, como forma de se fazer face aos enormes desafios que enfrentam hoje.

25/03/2021  Última atualização 07H40
João Lourenço participou na reunião por videoconferência © Fotografia por: DR
João Lourenço fez estas declarações, ontem, quando participava, por videoconferência, no primeiro dia da  conferência interpartidária Rússia-África, na qualidade de presidente do MPLA.     
O líder do MPLA disse que a iniciativa da Rússia, em realizar este evento, reveste-se de importância, na medida em que aquele país europeu e os africanos possuem problemas comuns, cujas soluções podem ser encontradas através de intercâmbio permanente de ideias e experiências, particularmente nos domínios da paz e segurança e do desenvolvimento económico e social.

Salientou ter sido com grande satisfação que recebeu o convite para participar na conferência, cuja iniciativa da realização coube ao presidente do Partido Rússia Unida, Dmitriy Medvedev Anatolevich.
Acrescentou que esta conferência enquadra-se no espírito da Cimeira Rússia-África, realizada em 2019, em Sochi, na qual teve a honra de participar nas vestes de Presidente da República.

João Lourenço recordou ter sido no período da luta pela Independência de Angola que as relações entre os povos angolano e russo se desenvolveram.  
"Conquistada a Independência Nacional, continuamos a beneficiar do apoio solidário da Rússia, que nos permitiu manter a unidade nacional e a soberania do país, e, consequentemente, iniciar a reconstrução nacional rumo ao desenvolvimento económico e progresso social”, destacou. 

Ressaltou que as relações de cooperação entre os dois países incidiram sobre a formação de quadros em vários domínios do saber e sobre a participação de empresas russas em actividade económica nacional, com destaque para a exploração diamantífera, produção de energia eléctrica e modernização das Forças Armadas Angolanas. Hoje, prosseguiu, a cooperação entre os dois países pode conhecer novo impulso em áreas de interesse recíproco.

O também Presidente da República referiu que o processo de diversificação da economia em curso no país  abre enormes perspectivas de cooperação em diversos sectores com aquele país, tais como na indústria, agro-pecuária, pescas, energia, turismo, telecomunicações e ciência e tecnologia.  "Os sectores que devem, igualmente, merecer uma especial atenção na cooperação entre os dois países são a investigação científica e a formação de quadros de excelência”, realçou.
O presidente do MPLA agradeceu o apoio material prestado pela Federação Russa aos esforços de Angola no combate à pandemia da Covid-19.

Não obstante o país ter adoptado, muito cedo, as medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), João Lourenço salientou, no entanto, que a estrutura da economia nacional, onde o sector informal tem um peso considerável, não podia suportar os efeitos da paralisação da economia por muito tempo, o que levou à implementação de medidas com vista ao alívio do confinamento e ao regresso progressivo às actividades dos diferentes sectores. "De momento, continuamos a observar as medidas de prevenção e já começámos a administrar as primeiras vacinas aos grupos mais vulneráveis”, informou o presidente do MPLA, para quem conseguiu-se evitar a propagação massiva da doença que conduziria ao colapso do sistema nacional da saúde.
João Lourenço é representado pela vice-presidente do partido, Luísa Damião, que o fará de modo remoto, a partir de Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política