Feliciano Neto, oito anos, faleceu no dia 31 de Julho último, vítima de agressão física com objectos contundentes, protagonizado supostamente por um vizinho, também menor de idade.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Manuel Molares D’Abril, recomendou, sexta-feira, em Luanda, ao Executivo, a aprovação de medidas tendentes à mitigação das divergências derivadas da demarcação e registo de terrenos no país.
"Os conflitos resultantes da demarcação e registo de terrenos têm vindo a agravar-se, reclamando, por isso, a adopção de medidas conducentes à sua mitigação”, defendeu o secretário de Estado, ao discursar em representação do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.
Manuel Molares D’Abril defendeu que o IGCA deve ter uma participação activa, influente e contribuição no âmbito da preparação informática integrada sobre a concessão de direitos fundiários, com o intuito de tornar eficiente e seguro os procedimentos de autorização de terrenos no país.
Para o secretário de Estado, o controlo da informação sobre o cadastro das terras e do edificado permitiu a aprovação do Número de Identificação Predial (NIP), constituindo uma ferramenta de valor, efeito prático e jurídico para o Estado e os cidadãos.
Manuel Molares D’Abril reconheceu, também, que a actualização da rede geodésica, cartografia física e digital do país nas diversas escalas constitui uma prioridade nas acções do IGCA. Admitiu que se trata de um "elevado desafio”, pela demanda de recursos técnicos, tecnológicos e financeiros importantes, muitos dos quais indisponíveis no momento.
Por isso, disse ser necessário trabalhar, de forma árdua, para a resolução destes aspectos para que o IGCA esteja em condições para responder às solicitações dos desafios diários, exigindo, também, a melhoria da situação de trabalho dos funcionários.
Por seu turno, o director-geral do IGCA, Conceição Cristóvão, disse que a instituição precisa de, pelo menos, mais 300 funcionários, devido ao número de serviços de apoio técnicos prestados aos órgãos do poder local do Estado.
Conceição Cristóvão admitiu que os números podem parecer absurdos para alguns, mas esclareceu que a ideia é que muitos dos serviços prestados vão ser terciarizados para o sector privado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.
O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, participa, hoje e terça-feira, no workshop sobre a iniciativa Pathfinding Ending Violence Against Children, que decorre, em Genebra, na Suíça.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) promove uma sessão de consultas aeronáuticas, nos dias 11 e 12 deste mês, em Luanda, onde decorrerá a assinatura do acordo bilateral de serviços aéreos entre Angola e Moçambique, soube, hoje, o JA Online.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.