A primeira colheita de algodão no perímetro da Baixa de Cassanje, município do Kunda-dia-base, província de Malanje, acontece, na próxima sexta, 37 anos depois.
A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
Os habitantes do município do Cuito, capital político-administrativa da província do Bié, são a favor de uma maior divulgação do Dia dos Mártires da Resistência da Batalha que se desenrolou na cidade, logo após à divulgação dos resultados das eleições de 1992, cujos resultados não foram aceites pela UNITA.
Hoje, 28 de Junho, assinala-se o 28º aniversário da célebre Batalha do Cuito, que é vista pela geração mais jovem como importante para a História de Angola. Grande parte desses jovens defende a sua divulgação, com o intuito de se evitar que coisas do género voltem a ocorrer no país.
Francisco Fani, jornalista da emissora provincial do Bié da Rádio Nacional de Angola - que cobriu a batalha desenrolada entre 1993 e 1994 -, disse, ao Jornal de Angola, que muitos angolanos deram a vida em defesa da cidade do Cuito naquela batalha que "evitou a divisão do país”.
Segundo aquele jornalista, grande parte da geração que nasceu após aquele conflito, decisivo no equilíbrio de forças no teatro da guerra, desconhece a verdadeira história que levou ao desencadear daquele conflito, sendo por isso, um acérrimo defensor de uma maior divulgação do Dia dos Mártires da Resistência da Batalha pela Defesa da Cidade do Cuito.
O jornalista e também escritor lembrou que a batalha contribuiu bastante para a paz definitiva em Angola.
Cemitério Monumento em requalificação
O Cemitério Monumento do Cuito, com mais de sete mil corpos da batalha da cidade do Cuito, está a ser requalificado. A empreitada vai custar aos cofres públicos mais de 129 milhões de kwanzas.
Com duração prevista para 10 meses, as obras incluem a construção de um museu, onde funcionará o arquivo histórico e de apoio à investigação académica.
O monumento terá ainda uma área administrativa, com acervo histórico e outros serviços de apoio administrativos. Segundo o governo da província do Bié, a intenção é tornar o monumento num centro histórico de apoio de consulta às camadas mais jovens.
José Chaves | Cuito
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.