Regiões

Defendida maior divulgação do Dia dos Mártires do Cuito

Os habitantes do município do Cuito, capital político-administrativa da província do Bié, são a favor de uma maior divulgação do Dia dos Mártires da Resistência da Batalha que se desenrolou na cidade, logo após à divulgação dos resultados das eleições de 1992, cujos resultados não foram aceites pela UNITA.

28/06/2022  Última atualização 11H38
© Fotografia por: DR

Hoje, 28 de Junho, assinala-se o 28º aniversário da célebre Batalha do Cuito, que é vista pela geração mais jovem como importante para a História de Angola. Grande parte desses jovens defende a sua divulgação, com o intuito de se evitar que coisas do género voltem a ocorrer no país.

Francisco Fani, jornalista da emissora provincial do Bié da Rádio Nacional de Angola - que cobriu a batalha desenrolada entre 1993 e 1994 -, disse, ao Jornal de Angola, que muitos angolanos deram a vida em defesa da cidade do Cuito naquela batalha que "evitou a divisão do país”.

Segundo aquele jornalista, grande parte da geração que nasceu após aquele conflito, decisivo no equilíbrio de forças no teatro da guerra, desconhece a verdadeira história que levou ao desencadear daquele conflito, sendo por isso, um acérrimo defensor de uma maior divulgação do Dia dos Mártires da Resistência da Batalha pela Defesa da Cidade do Cuito.

O jornalista e também escritor lembrou que a batalha contribuiu bastante para a paz definitiva em Angola.

 

Cemitério Monumento em requalificação

O Cemitério Monumento do Cuito, com mais de sete mil corpos da batalha da cidade do Cuito, está a ser requalificado. A empreitada vai custar aos cofres públicos mais de 129 milhões de kwanzas.

Com duração prevista para 10 meses, as obras incluem a construção de um museu, onde funcionará o arquivo histórico e de apoio à investigação académica.

O monumento terá ainda uma área administrativa, com acervo histórico e outros serviços de apoio administrativos. Segundo o governo da província do Bié, a intenção é tornar o monumento num centro histórico de apoio de consulta às camadas mais jovens.


José Chaves | Cuito

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões