A província de Luanda vai contar com instalações exclusivas, nos próximos dias, para o atendimento de vistos com destino à Portugal, anunciou o embaixador daquele país lusófono em Angola, Francisco Alegre Duarte, citado este domingo, pela Lusa.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, solicitou, em Luanda, aos governos africanos, a apostarem na formação de excelência, visando o desenvolvimento do continente.
Isaías Kalunga, que falava, terça-feira, durante o "Fórum sobre a juventude e o sonho africano”, realizado pelo Instituto Angolano da Juventude e pelo Conselho Nacional da Juventude, no Arquivo Histórico Nacional, em Camama, disse que os jovens têm a responsabilidade de transformar o continente numa potência a nível mundial, deixando de fazer com que os seus filhos emigrem para outros países à procura de melhores condições de vida.
Acrescentou que o processo de emigração dos jovens, muitas vezes de forma ilegal, torna o continente africano cada vez mais pobres. "É importante que os jovens tenham conhecimentos, para fazer de África uma terra de sonhos”.
Na ocasião, o chefe do Departamento de Comunicação e Modernização dos Serviços do Instituto Angolano da Juventude, José Mateus, disse que, para se construir um futuro melhor para os jovens africanos, é preciso emponderá-los cada vez mais nos vários domínios da vida social, económica e política.
José Mateus defendeu a necessidade de se materializar o programa "Mais cidadania, mais Angola”, inserido no Programa de Desenvolvimento Integral da Juventude.
Revelou que o fórum visou incentivar a juventude às boas práticas, para a construção de uma sociedade mais segura, bem como incutir valores patrióticos e culturais e maior envolvimento em questões que visam o desenvolvimento do continente africano, além de olhar para os desafios do presente e do futuro.
Acrescentou que o fórum visou, também, estimular, cada vez mais, a participação da juventude em políticas e programas em prol do desenvolvimento do continente, que é considerado o berço da humanidade.
Data histórica
José Mateus deu a conhecer que o Dia da Juventude Africana foi instituído a 1 de Novembro de 2006, com a aprovação da Carta Africana da Juventude, ratificada por Angola em 2008.
A partir desta data, realçou, todos os anos, a União Africana celebra o Dia da Juventude Africana, considerada o trunfo e a esperança do continente, pois, através de investimentos, os mesmos acabam desempenhando um papel fundamental para o seu desenvolvimento.
A União Africana, sublinhou, estima que os jovens sejam 65 por cento da população, num horizonte de mais de um bilião de pessoas em África. Deste modo, considera necessário transformar o perfil demográfico africano e adoptar novas tecnologias de forma sistemática e massiva para todos.
A União Africana, revelou, assume ainda a importância de se reconhecer o papel activo da juventude na dialética do desenvolvimento do continente e defende que a Agenda 2063 somente será bem-sucedida se os Estados Africanos tiverem em conta as habilidades, o talento, a imaginação, o empenho e o trabalho árduo dos jovens.
Para assinalar a data, este ano, foram criados debates em torno do tema "O sonho africano”, um alerta para a importância do engajamento dos jovens do continente e à necessidade de incluí-los em espaços de participação e tomada de decisão.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
Os primeiros moradores da Centralidade de Halavala, no Bailundo, província do Huambo, com mais de 3.000 moradias, recebem as chaves a partir de Fevereiro, revelou ao Jornal de Angola a governadora provincial.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.