Cultura

David Capelenguela conversa com leitores no Memorial

O Memorial Dr. António Agostinho Neto realiza, quinta-feira às 16h30, nas suas instalações, mais uma edição do programa “Textualidades: Conversa com os leitores”, desta feita com o escritor e secretário-geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), David Capelenguela.

10/02/2021  Última atualização 21H45
Secretário-geral da UEA mantém contacto directo com leitores © Fotografia por: DR
Advogado de profissão é licenciado e mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, David Capelenguela é ainda Mestrando (2019-2021) em Literatura de Língua Portuguesa e Doutorando (2020-2024) em Ciências Sociais pelas Faculdades de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.


Membro da União dos Escritores Angolanos e membro-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Angola da Província Namibe, actualmente é  secretário-geral da União de Escritores Angolanos (UEA). É membro de direcção e pesquisador do CEED - Centro de Estudos da Educação e Desenvolvimento da Diocese de Ondjiva-Cunene.

Os seus domínios de interesse estendem-se à Literatura em geral, cobrindo especialmente à Teoria da Literatura e  Crítica Literária, Linguística, Antropologia, Sociologia e Filosofia Africana. David Capelenguela é um dos maiores poetas angolanos, com uma extensa obra publicada na qual se destacam "Véudovento”, "Gravuras Doutro Sentido” e "Acordanua”. Obras muito marcadas pelas inspirações da tradição oral e, por consequência, de valor não só literário mas também sociológico e antropológico.

O "Textualidades - Conversa com os Leitores” é um espaço de tertúlia entre escritores e leitores e visa motivar a aparição de novos escritores no processo da comunicação literária. Pretende também motivar a aparição de novos escritores, num espaço onde os autores desmistificam a sua imagem perante aqueles que querem saber mais sobre o percurso literário, conteúdo das obras, e processo criativo dos escritores, na sua relação com os leitores reais e virtuais. O programa contará com a presença de vários académicos, leitores, escritores e está aberto a todos os interessados.

Os principais nomes da literatura angolana foram chamados para este espaço, em edições anteriores com destaque para: Pepetela, Boaventura Cardoso, Abel Paxe, Manuel Rui Monteiro, Jacques dos Santos, Luis Kandjimbo, Ana Maria de Oliveira, Gociante  Patissa, Sandra Poulson e Maria Helena Miguel.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura