Política

Daniel Rosa acreditado como embaixador nas Filipinas

Daniel António Rosa, embaixador de Angola na Singapura, entregou em Manila, República das Filipinas, as Cartas Credenciais que o acreditam como chefe da missão diplomática naquele país asiático.

27/01/2022  Última atualização 06H25
© Fotografia por: DR
 Segundo um comunicado de imprensa, o acto deu-se após a recepção, pelo Departamento dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, do original das Cartas Credenciais ocorrido a 17 de Janeiro de 2022.
 Esta nova modalidade (por correspondência) faz parte do processo de implementação dos recentes procedimentos de acreditação de embaixadores não-residentes na República das Filipinas, devido às restrições para conter a propagação da pandemia da Covid-19 e suas variantes.

O embaixador ora acreditado poderá ser recebido por Rodrigo Duterte, Presidente da República das Filipinas, tão logo a situação pandémica se revele favorável.  Além das Filipinas, a Embaixada de Angola em Singapura cobre também a Austrália, Brunei, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Indonésia, Kiribati, Nova Zelândia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Timor Leste, Tonga e Tuvalu.

 As relações de amizade entre Angola e as Filipinas datam desde os primórdios da Independência Nacional, sendo que o início formal ocorreu a 14 de Setembro de 2001, em Nova Iorque, num acordo assinado pelos então representantes permanentes de ambas Repúblicas nas Nações Unidas, Ismael Martins e Henrique Manalo.

 No âmbito da aproximação entre os povos dos dois países, mais de 3.000 filipinos residem em Angola, dos quais 800 inscritos nos Serviços Consulares. A comunidade angolana registada neste país compreende 194 cidadãos, sendo 13 do corpo diplomático e suas famílias, 108 estudantes e 73 residentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política