Política

Dalva Ringote reafirma compromisso do Executivo no empoderamento da mulher

Alexa Sonhi

Jornalista

A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, reafirmou, ontem, em Luanda, a preocupação do Executivo angolano com a questão do género e empoderamento da mulher na sociedade, permitindo um melhor posicionamento da mesma.

18/03/2023  Última atualização 10H35
© Fotografia por: Edições Novembro

Dalva Ringote fez estas considerações durante o discurso de abertura do colóquio sobre Mulheres, Tradição e Futuro, organizado pelo Grupo de Mulheres Africanas, que decorreu nas instalações do Shopping Fortaleza.

Na ocasião, a ministra de Estado para a Área Social disse que o Executivo angolano tem vindo a definir um conjunto de estratégias que visam, cada vez mais, o posicionamento político e social das mulheres. "E prova disso, é notarmos o número considerável destas bravas senhoras em cargos de elevada responsabilidade no país”, sublinhou.

Dalva Ringote realçou que as mulheres enfrentam vários desafios, mas o ponto mais alto das suas barreiras depende exclusivamente delas, porque as lutas das senhoras começam entre elas mesmos. "Por isso, todas nós devemos caminhar juntas,ajudando-nos cada vez mais, para progredirmos todas e termos um país cada vez melhor”, frisou. 

Sublinhou que para as mulheres desempenharem com brio as funções que lhes são atribuídas pelo Executivo, é necessário que se capacitem cada vez mais, saibam superar as barreiras impostas no seu caminho "porque ninguém lhes vai dar nada de mão beijada, é preciso muito esforço para se chegar à excelência”.

A governante fez um recuo na história e lembrou aos presentes que foi há 130 anos que, pela primeira vez, as mulheres na Nova Zelândia participaram num processo eleitoral. Apesar destes ganhos, prosseguiu, a caminhada é longa, precisamos continuar a trilhar, permitindo o empoderamento de mais senhoras.

A porta-voz do evento, Teresa Teixeira, disse que a realização do colóquio teve como objetivo debater o papel da mulher no continente para que ela tenha consciência e aprofunde os aspectos positivos da Cultura, Tradição e desenvolvimento.

Teresa Teixeira avançou que o colóquio foi uma actividade co-organizada pela Liga da Mulher Africana e a Associação Kúdia Banco Alimentar. Estiverem presentes ao evento, mulheres de vários estratos sociais, que aprimoraram os conhecimentos sobre sexualidade, aleitamento materno, assédio sexual, prostituição e pedofilia, temas apresentados por mulheres especialistas da área de Saúde.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política