O Embaixador da República de Angola na Federação da Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, Augusto da Silva Cunha, entregou, esta terça-feira, as cartas credenciais ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, para dar início às funções naquele Estado, na condição de embaixador não-residente.
A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, reafirmou, ontem, em Luanda, a preocupação do Executivo angolano com a questão do género e empoderamento da mulher na sociedade, permitindo um melhor posicionamento da mesma.
Dalva Ringote fez estas considerações durante o discurso de abertura do colóquio sobre Mulheres, Tradição e Futuro, organizado pelo Grupo de Mulheres Africanas, que decorreu nas instalações do Shopping Fortaleza.
Na ocasião, a ministra de Estado para a Área Social disse que o Executivo angolano tem vindo a definir um conjunto de estratégias que visam, cada vez mais, o posicionamento político e social das mulheres. "E prova disso, é notarmos o número considerável destas bravas senhoras em cargos de elevada responsabilidade no país”, sublinhou.
Dalva Ringote realçou que as mulheres enfrentam vários desafios, mas o ponto mais alto das suas barreiras depende exclusivamente delas, porque as lutas das senhoras começam entre elas mesmos. "Por isso, todas nós devemos caminhar juntas,ajudando-nos cada vez mais, para progredirmos todas e termos um país cada vez melhor”, frisou.
Sublinhou que para as mulheres desempenharem com brio as funções que lhes são atribuídas pelo Executivo, é necessário que se capacitem cada vez mais, saibam superar as barreiras impostas no seu caminho "porque ninguém lhes vai dar nada de mão beijada, é preciso muito esforço para se chegar à excelência”.
A governante fez um recuo na história e lembrou aos presentes que foi há 130 anos que, pela primeira vez, as mulheres na Nova Zelândia participaram num processo eleitoral. Apesar destes ganhos, prosseguiu, a caminhada é longa, precisamos continuar a trilhar, permitindo o empoderamento de mais senhoras.
A porta-voz do evento, Teresa Teixeira, disse que a realização do colóquio teve como objetivo debater o papel da mulher no continente para que ela tenha consciência e aprofunde os aspectos positivos da Cultura, Tradição e desenvolvimento.
Teresa Teixeira avançou que o colóquio foi uma actividade co-organizada pela Liga da Mulher Africana e a Associação Kúdia Banco Alimentar. Estiverem presentes ao evento, mulheres de vários estratos sociais, que aprimoraram os conhecimentos sobre sexualidade, aleitamento materno, assédio sexual, prostituição e pedofilia, temas apresentados por mulheres especialistas da área de Saúde.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO novo embaixador extraordinário e plenipotenciário designado da República da Turquia, em Angola, Ufuk Ekici, apresentou as cartas figuradas, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta terça-feira, em Luanda.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, segunda-feira, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, para avaliação das cooperações bilaterais existente entre os dois países.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.