Regiões

CVA aposta no reforço da assistência à população

Casimiro José| Sumbe

A Cruz Vermelha de Angola (CVA) pretende, para os próximos cinco anos, redobrar os esforços para materializar o programa assistencial às comunidades do Cuanza-Sul, com destaque para as áreas da Saúde e de Sinistros, além de outras ligadas ao apoio aos serviços de saneamento básico.

22/03/2023  Última atualização 10H42
Participantes à assembleia provincial ordinária elegeram nova direcção da CVA no Cuanza-Sul © Fotografia por: Fernando Camilo | Edições Novembro | Sumbe

A medida consta entre as conclusões da V sessão ordinária de balanço e de renovação dos órgãos sociais da CVA no Cuanza-Sul.

"A Cruz Vermelha de Angola tem uma missão nobre de prestar assistência social, principalmente às pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade, contribuindo na melhoria da dignidade da pessoa humana”, disse o presidente do Conselho Provincial do Cuanza-Sul da CVA, Isaías Luciano, que foi reconduzido ao cargo, na sexta-feira, na cidade do Sumbe.

Acrescentou que, para o presente mandato, o objectivo é fazer tudo para serem cumpridas as metas traçadas para o quinquênio 2023/2027.

Relativamente ao relatório apresentado ao longo do período 2018/2022, Isaías Luciano adiantou que a Cruz Vermelha lançou, em 2021, um projecto ligado à área da Saúde, que consiste  em apoiar com fármacos doentes com  Tuberculose e VIH/Sida, tendo sido satisfatórios os resultados obtidos.

A V assembleia provincial ordinária, que decorreu no anfiteatro da Delegação Provincial da Segurança Social das Forças Armadas Angolanas, discutiu e aprovou o relatório de actividades desenvolvidas pelo secretário provincial no período 2018/2022 e o plano estratégico para o mandato de 2023/2027, tendo sido apreciada e aprovada a composição do Conselho Executivo Provincial, num evento que contou com a participação de 42 delegados, provenientes dos 12 municípios da província.

Além do presidente do Conselho Provincial foram eleitos 19 membros do Conselho Directivo  da Cruz Vermelha de Angola e aprovada a composição do Conselho Executivo Provincial, composta por quatro membros (Isaías Luciano - presidente, Francisco Mendes Lopes - vice-presidente, José de Melo - primeiro vogal e Morais António - segundo vogal). 

Durante os trabalhos, foram igualmente eleitos cinco delegados para a Assembleia Geral da Cruz Vermelha de Angola, a realizar-se em Maio do corrente ano, em Luanda, onde, segundo Isaías Luciano, vão ser traçados mais projectos sociais que podem beneficiar a  população em várias províncias. 

"Apesar de recebermos apoio das autoridades governamentais, dos voluntários, das Organizações Não Governamentais e de outros parceiros, precisamos de mais projectos e  meios de transporte para tornar cada vez mais dinâmica e actuante a acção da Cruz Vermelha na província do Cuanza-Sul”, disse.

Foi reconhecido, através de uma moção, o empenho de todos os trabalhadores e voluntários da Cruz Vermelha de Angola no Cuanza-Sul, pela dedicação às actividades da instituição.

Na sessão de abertura, a vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, em representação do governador Job Capapinha, elogiou a organização pelo contributo na melhoria da saúde a nível das comunidades da província, bem como em acções de prevenção e assistência a pessoas infectadas com tuberculose e VIH/Sida. 

"Temos de assinalar o árduo trabalho que tem sido desenvolvido pela Cruz Vermelha de Angola na província, com destaque ao projecto comunitário que leva a cabo, ligado à prevenção de enfermidades ", disse a vice-governadora.

Destacou, igualmente, a assistência a 80 meninas adolescentes e mulheres jovens, com a sua inserção no projecto, como agentes comunitárias de saúde, nos 12 municípios da província

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões