A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
“Mamã Njinga” é o título da obra discográfica da autoria do músico Custódio Lwenze lançada sábado, num dos restaurantes no Distrito Urbano do Kikuxi, em Viana.
O disco, gravado na editora Chicote, contém 16 músicas que retratam o quotidiano nas províncias de Luanda e do Namibe, local onde partiu a ideia da gravação do CD.
As músicas são escritas em várias línguas, além de português, kimbundu, umbumdu, kikongo e lingala.
Embora as músicas sejam de Custódio Lwenze, o autor convidou, para interpretar algumas, Toya Alexandre, Zé Manico, Acácio, Cândido Ananás, Ismael Benguela, Dani Kotima e Abelicia Alberto.
A Banda Movimento encarregou-se do instrumental, tendo acompanhado a maior parte das 16 músicas do álbum nas vozes de Zé Manico, que interpretou a canção que dá título ao álbum, seguido dos músicos Cândido Ananás, Ismael Benguela e Dani Kotima.
No decorrer da apresentação do CD, o consagrado músico Mito Gaspar apresentou, do seu rico baú musical, vários temas que levantou a plateia, transformando o palco numa tarde dançante, relembrando alguns toques peculiares da província de Malanje.
Custódio Lwenze cantou e encantou ao lado de Cândido Ananás, em que os convidados não se contiveram e levantaram-se para dançar. O momento foi de emoção, cor e muita alegria.
Homenagem
O disco é uma homenagem à sua mãe, Mamã Njinga, de 89 anos. "Tenho muito orgulho em tê-la como minha mãe e pelo facto de ter-se dedicado toda a vida para a criação dos filhos”.
Teresa Ribeiro, Mamã Njinga, nasceu em Candende, comuna de Cambaxe, município de Malanje, aos 9 de Setembro de 1934. Tem 6 filhos, duas meninas e 4 rapazes, 39 netos, 39 bisnetos e 4 trinetos.
Custódio Lwenze considera uma digna homenagem, tendo sublinhado que o seu nome visa relembrar os feitos da soberana Njinga Mbande, guerreira e persistente do Reino da Matamba.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.