Cultura

Custódio Lwenze lança disco “Mamã Njinga”

“Mamã Njinga” é o título da obra discográfica da autoria do músico Custódio Lwenze lançada sábado, num dos restaurantes no Distrito Urbano do Kikuxi, em Viana.

22/05/2023  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

O disco, gravado na editora Chicote, contém 16 músicas que retratam o quotidiano nas províncias de Luanda e do Namibe, local onde partiu a ideia da gravação do CD.

As músicas são escritas em várias línguas, além de português, kimbundu, umbumdu, kikongo e lingala.

Embora as músicas sejam de Custódio Lwenze, o autor convidou, para interpretar algumas, Toya Alexandre, Zé Manico, Acácio, Cândido Ananás, Ismael Benguela, Dani Kotima e Abelicia Alberto.

A Banda Movimento encarregou-se do instrumental, tendo acompanhado a maior parte das 16 músicas do álbum nas vozes de Zé Manico, que interpretou a canção que dá título ao álbum, seguido dos músicos Cândido Ananás, Ismael Benguela e Dani Kotima.

No decorrer da apresentação do CD, o consagrado músico Mito Gaspar apresentou, do seu rico baú musical, vários temas que levantou a plateia, transformando o palco numa tarde dançante, relembrando alguns toques peculiares da província de Malanje.

Custódio Lwenze cantou e encantou ao lado de Cândido Ananás, em que os convidados não se contiveram e levantaram-se para dançar. O momento foi de emoção, cor e muita alegria.

      

Homenagem

O disco é uma homenagem à sua mãe, Mamã Njinga, de 89 anos. "Tenho muito orgulho em tê-la como minha mãe e pelo facto de ter-se dedicado toda a vida para a criação dos filhos”.

Teresa Ribeiro, Mamã Njinga, nasceu em Candende, comuna de Cambaxe, município de Malanje, aos 9 de Setembro de 1934. Tem 6 filhos, duas meninas e 4 rapazes, 39 netos, 39 bisnetos e 4 trinetos.

Custódio Lwenze considera uma digna homenagem, tendo sublinhado que o seu nome visa relembrar os feitos da soberana  Njinga Mbande, guerreira e persistente do Reino da Matamba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura