Economia

Custo do minério de ferro caiu para o menor nível em 11 meses

A tendência descendente do mercado de minério de ferro é o resultado da diminuição da procura na China, o maior consumidor mundial. As operações das siderurgias estão a tornar-se não lucrativas, forçando-as a suspender a produção.

04/04/2024  Última atualização 12H41
Os preços de ferro caíram gradualmente ao longo do mês © Fotografia por: DR
Os futuros de Setembro para o minério de ferro, o mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian, para o período de 25 de Março a 1 de Abril de 2024, caíram 12,2% em relação à semana anterior – para 742 yuans/t (102,66 dólares/t), segundo a Nasdaq.

Na Bolsa de Singapura, as cotações para os futuros de Maio a 1 de Abril de 2024 diminuíram 10,3% em comparação com o preço da semana anterior – para 97 dólares/t. Assim, os preços das matérias-primas continuam a cair para novos mínimos.

Em Março, os preços do minério de ferro na Bolsa de Dalian caíram 15,2% e na Bolsa de Singapura 14,4%, de 121,1 dólares /t e 113,3 dólares /t, respectivamente.

Os preços do minério de ferro caíram gradualmente ao longo do mês, embora o mercado tenha crescido ligeiramente no segundo semestre, seguido por uma queda acentuada para 97-102 dólares/t. Assim, os preços atingiram o nível mais baixo desde Maio de 2023.

A tendência descendente do mercado de minério de ferro é o resultado da diminuição da procura na China, o maior consumidor mundial. As operações das siderurgias estão a tornar-se não lucrativas, forçando-as a suspender a produção. Além disso, no mês passado as autoridades do país impuseram restrições ambientais em algumas regiões, o que também afectou a produção de aço.

Apesar da introdução de alguns incentivos económicos pela China em Março, a tendência negativa ainda prevaleceu no mercado de matérias-primas.

"Apesar dos dados impressionantemente fortes do PMI industrial, os futuros do minério de ferro caíram significativamente em resposta a um aumento significativo no fornecimento de minério de ferro da Austrália – 3 milhões de toneladas durante a semana passada. Isto pode estar sinalizando ao mercado que os programas de manutenção das mineradoras no primeiro trimestre chegaram ao fim e que a retomada do fornecimento aumentará as reservas e minério de ferro nos principais portos da China”, revelou  Atilla Widnell, director- geral da Navigate.Commodities.

 "A queda dos preços está relacionada com a China e o estado da sua economia. As acções do governo chinês determinarão quanto tempo durará a actual tendência negativa e em que níveis os preços se estabilizarão”, disse Andriy Glushchenko , analista do GMK Center.

No curto prazo, os preços do minério de ferro irão estabilizar à medida que o país entra na época de construção. O crescimento do consumo de aço na China deverá permanecer fraco, mas os lucros mais elevados na indústria num contexto de preços mais baixos das matérias-primas deverão impulsionar a produção.

O Governo australiano espera que os preços do minério de ferro diminuam no longo prazo à medida que a oferta aumenta e a procura diminui. De acordo com o Departamento de Indústria, Ciência e Recursos daquele país, os preços do minério de ferro deverão cair para cerca de 68 dólares/t até 2029.

Ontem, quarta-feira, o contrato de Setembro do minério de ferro fechou em queda de 2,54% em Dalian, a 749 yuans (US$ 103,54 dólares).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia