Sociedade

Cunene tem Hospital de Campanha

Domingos Calucipa | Ondjiva

Jornalista

Cunene é, desde ontem, a terceira província do país a ter um hospital de campanha para o combate à Covid-19, depois de Luanda e Lunda-Norte.

13/03/2021  Última atualização 13H40
© Fotografia por: DR
O Hospital de Campanha de Ondjiva, com 200 camas e bem equipado, foi entregue, ontem, pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, para quem o mesmo também pode vir a atender outros tipos de doenças, para o seu melhor aproveitamento.
O ministro de Estado destacou a qualidade do estabelecimento. "Felicito o empenho das autoridades da província pelo que constatamos aqui. Dá-nos a sensação de que estamos diante de um hospital diferente daqueles que foram montando pelo país", afirmou.

Pedro Sebastião realçou que o Hospital de Campanha de Ondjiva tem a particularidade de, na eventualidade do surgimento de um surto, numa zona da província, poder movimentar-se parte da estrutura para o local afectado. Congratulou-se por a província do Cunene ter poucos casos positivos pela Covid-19.  
Ao referir-se ao facto de o Hospital de Campanha de Ondjiva ser o terceiro do género no país, depois do de Luanda e Lunda-Norte, o secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Inocêncio Leonardo, destacou o facto de o mesmo estar equipado com vários meios, desde laboratórios a aparelhos de imagiologia.

Inocêncio Leonardo disse estar em curso a construção de outros hospitais de campanha no Soyo, em cooperação com a Administração norte-americana, e no Nzeto.
A governadora do Cunene, Gerdina Didalelua, referiu-se aos esforços que o Executivo angolano tem empreendido para o combate à Covid-19, num momento bastante difícil, dadas as dificuldades financeiras do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade