Regiões

Cunene: SIC detém funcionário da Justiça por auxilio à imigração

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

Dois cidadãos com idades compreendidas entre 25 a 30 anos, deste um funcionário afecto à delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, foram detidos terça feira, na povoação de Santa Clara, município do Namacunde, província do Cunene, pelo Serviço de Investigação Criminal, por suposto auxílio à imigração de 11 cidadãos do Bangladesh.

03/04/2024  Última atualização 13H10
© Fotografia por: Edições novembro

De acordo com o porta-voz do SIC no Cunene, inspector criminal, Beloune Carlos, "após um trabalho de inteligência policial, na povoação de Santa-Clara, em cumprimento de mandados da Procuradoria Geral da Republica local, procederam a detenção dos nacionais, destes, um funcionário público afecto a delegação da Justiça por prática do crime de tráfico ilícito de migrantes.

Beloune Carlos, disse que os acusados receberam em troca de 20 mil dólares namibianos para protecção e hospedagem dos cidadãos bangladeshes, que entraram no país a partir do Aeroporto 4 de Fevereiro, no passado dia 24 de Março, que tinham como destino a Dubai, via Namíbia. 

Segundo o porta-voz, trata-se de  um grupo  composto por  16  bangladeshes, que entrou no país, a partir de Luanda, a 24 do mês passado,   com destino a Dubai, a convite de um traficante daquele país, para  a circulação em território nacional, o Serviços de Migração Estrangeiro,    atribuiu   vistos  de turismo para garantir a  viagem  até a cidade de Ondjiva,  durante o período contavam com  auxílio de   angolanos, em Luanda, Cunene,   e de namibianos na localidade de   Oshikango, na Namíbia.

Beloune Carlos, disse, também, que  quando chegaram ao Cunene, um grupo de cinco bangladeshes  partiu para Namibia por vias ilegais, enquanto outros 11  aguardavam  numa residência  em Santa Clara,   em troca de dez mil dólares namibianos.

O porta-voz realça que fruto do trabalho operativo secreto e em investigação conjunta com as autoridades policiais namibianas, foi possível a detenção de 11 Bangladeshes em Santa Clara, e outros cinco que se encontravam na Namíbia

Informou que os nacionais detidos, foram encaminhados ao Ministério público para o primeiro interrogatório judicial e aplicação da medida que se impõe. Apelou à população no sentido de continuar a colaborar com as autoridades locais, denunciando crimes do género, uma vez que a imigração ilegal representa um perigo para a soberania.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões