Regiões

Cunene regista restrições no abastecimento de água

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

A Empresa de Águas e Saneamento do Cunene anunciou, sábado, que a cidade de Ondjiva, Vila de Xangongo e Namacunde estão com restrições no abastecimento de água potável, devido a uma avaria na Estação de Captação e Tratamento do Xangongo.

20/05/2024  Última atualização 09H37
© Fotografia por: DR

De acordo com um documento distribuído pela Empresa de Águas e Saneamento, a avaria foi identificada no sistema de bombagem e fez reduzir para 50 por cento a capacidade instalada, inviabilizando o normal abastecimento para 15 mil clientes registados.

O comunicado refere que a equipa técnica está a envidar esforços para superar a avaria, num prazo aproximado de 15 dias.

Para minimizar a situação, foi criado um programa alternativo de abastecimento, estando as localidades de Xangongo e do Humbe a ser abastecidas em sete horas, ao invés das habituais 12, enquanto as zonas da Môngua, Embulunganga, Anhanca, Namacunde, Santa Clara e Ondjiva vão ter distribuição alternada, com um intervalo de dois a três dias.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Xangongo, localizada no município de Ombadja, tem capacidade de bombear 24 milhões de litros de água por dia e dispõe de uma conduta de distribuição de mais de 182 quilómetros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões