Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
A província do Huambo acolhe, esta segunda-feira, o acto central das comemorações dos 44 anos dos Serviços Penitenciários, sob o lema: "Serviços penitenciários, 44 anos firmes na reabilitação e reintegração social, consolidando a produção penitenciária", noticiou a Rádio Nacional de Angola (RNA).
Cursos de especialidades médicas estão a ser ministrados, pela primeira vez, na província do Cunene, com o arranque, na cidade de Ondjiva, da formação dos primeiros 31 médicos de diferentes unidades hospitalares.
Segundo a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Georgina Nunes, o ciclo de formação começou segunda-feira, no Hospital Geral de Ondjiva, e, numa primeira fase, envolve especialidades de Cirurgia, Pediatria, Medicina Interna, Genecologia, Obstetrícia e Medicina Geral e Familiar.
Acrescentou que a formação se vai estender aos seis municípios da província do Cunene, com duração de três a quatro anos, dependendo de cada especialidade, com o objectivo de dar resposta à carência de médicos especialistas em unidades sanitárias da província e aumentar a mão-de-obra qualificada no Hospital Geral, ainda em construção.
Explicou que as aulas vão ser ministradas por 18 médicos/monitores, entre os quais cinco de nacionalidade cubana, especialistas em Medicina Geral e Familiar.
Georgina Nunes deu a conhecer que o Gabinete Provincial da Saúde tem em formação 44 médicos de diversas especialidades, três dos quais a finalizarem, em diferentes províncias do país, com realce para Luanda e Huíla.
O médico Eleutério Hivilikwa, coordenador dos cursos de especialização médica, disse que o início da formação especializada no Cunene vem dar outro alento ao Sector da Saúde, uma vez que vai reduzir a deslocação de médicos para outras províncias à procura de formação.
"Se estivermos todos empenhados, penso que vamos formar especialistas capazes de ombrear com outros formados noutros lugares do país. Temos aqui condições que nos possibilitam nos munirmos de conhecimentos para podermos diagnosticar e tratar correctamente as doenças”, observou o médico.
O vice-governador para o Sector Político, Económico e Social considerou a acção formativa um passo importante para o desenvolvimento do Sistema Nacional da Saúde. "A especialização de médicos trás sempre melhorias significativas na assistência à população”.
Apolo Ndinoulenga lembrou que o Sector da Saúde na província regista insuficiência de infra-estruturas sanitárias e de recursos humanos especializados.
No total foram seleccionadas 12 especialidades, mas, neste ano lectivo, vai dar-se prioridade a cinco, de acordo com o Gabinete Provincial da Saúde.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo Provincial de Luanda (GPL) informou através das redes sociais, no passado domingo, que já estão em curso os trabalhos de reposição dos sinais verticais vandalizados ao longo da via pública, no troço que liga o Hospital Geral de Luanda ao viaduto do Camama, no munícipio do Kilamba Kiaxi.
Decorreu, em Luanda, na última sexta-feira, uma palestra que serviu para orientar e sensibilizar adultos e adolescentes a respeitar e apoiar os idosos, sobretudo pelo papel que estes desempenham no seio da família, informou o Governo Provincial de Luanda (GPL), nas redes sociais.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, considerou, esta sexta-feira, o Huambo como potencial capital da cultura nacional num curto período de tempo, devido aos novos projectos que estão a ser idealizados, além do vasto repertório tradicional que a província preserva desde a antiguidade.
O depósito de medicamentos e a farmácia do hospital da Caconda, na Huíla, foram visitados pela directora provincial da Saúde, Luciana Guimarães, avançou hoje a página de Facebook do governo daquela região.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
Jornalistas quenianos denunciaram, esta segunda-feira, que os protestos contra a inflação, convocados pela oposição, em Nairobi, resultaram na utilização de gás lacrimogéneo por parte da polícia para dispersar os manifestantes.