Ana Cangombe nasceu na província do Bié, no mês de Novembro de 1973, com a pele morena, lisa e sem manchas. O tempo passou, e à medida que crescia, tornava-se cada vez mais atraente, dona de traços finos e de um corpo esbelto.
Tanto Agostinho Neto como Mahatma Gandhi nunca agradeceram pelos então chamados “benefícios da administração colonial”, que os colonizadores não se cansavam de mencionar. Ambos tinham como principal objectivo, respectivamente, ver todos os angolanos e indianos serem tratados de forma igual
Através de um projecto denominado “Sou angolano, sou da Paz e pela Paz lutarei”, Chilola de Almeida incentiva outros jovens a desenvolverem ou a criarem hábitos de luta pela vida e optarem por caminhos honestos.
Explicou que usa a arte para, de forma humilde e patriótica, contribuir a favor do desenvolvimento do país. "Então pensei em criar o projecto ‘Sou angolano sou da Paz e pela Paz lutarei’, cuja finalidade é sensibilizar sobre a importância da valorização e preservação da paz”, adiantou.
O promotor cultural avançou que tem estado a acompanhar a dinâmica do Executivo para a melhoria das condições de vida da população.
"Enquanto cidadãos, também temos uma parte de responsabilidade para que aconteçam mudanças significativas na vida dos angolanos, com realce para a manutenção da paz efectiva alcançada em 2002" disse.
Chilola de Almeida revelou que foi inspirado pela música de Elias dya Kimuezo, intitulada Nzala, na língua nacional Kimbundu, que diz "Mukweto Cunhanene Nzala”, que significa "ninguém deve roubar por causa da fome”. Para tal, sublinhou, deve-se utilizar tudo que se tem ao redor - que pode ser um dom, um talento, alguma coisa -, para conseguir rendimentos.
Apelou aos jovens que têm estado a vandalizar bens públicos por frustração ou falta de oportunidades a procurarem juntar-se a outros para aprenderem alguma profissão e seguirem em frente.
"O nosso contributo é com a arte e desincentivar esse tipo de práticas, renovar a esperança dos jovens angolanos, fazer acreditar mais em Angola. Se acreditarmos mais em Angola como país poderemos dar o nosso contributo para que a mudança seja um facto”, salientou.
Compositor de mão cheia
Chilola de Almeida é também um compositor de mão cheia e já compôs para vários artistas, desde os mais renomados até aos novos talentos, desde os estilos semba, kizomba, guetho-zouk e kuduro. Conta que foi um dos compositores do disco "Casebele”, do músico Editusa, além de compor temas para o músico Carlos Burity, já falecido, Banda Maravilha, Yola Semedo, Puto Português, Maya Cool, Yuri da Cunha e outros.
A título de exemplo, o promotor e compositor lembra que quando começou a pandemia da Covid-19, foi um dos primeiros a compor uma letra em língua nacional Kimbundu, que continua a ser utilizada pela Comissão Multisectorial de combate à Covid-19 e pelas rádios e televisões do país.
Realçou que foi a primeira música cantada em língua nacional e teve o apoio do governador do Cuanza-Norte, que viu o vídeo de uma mensagem que mandou para a TPA em língua nacional. "Eu achei que a minha mãe do Kimbundu deveria estar informada do que estava a acontecer”.
Questionado sobre o estado da cultura no país, considerou que está no bom caminho. Ainda assim, entende que muita coisa deve ser feita. Chilola de Almeida disse que o seu desejo é ver implementada a Lei dos Direitos de Autor, para permitir aos autores de obras obterem mais rendimentos do seu trabalho. E que o que mais lhe alegra é o dom de viver.
A maior tristeza foi o surgimento da Covid-19, porque sentiu que foi a primeira vez que o mundo entrou numa total instabilidade social e económica que afectou vários sectores da vida.
Percurso
Chilola de Almeida diz que está na cultura há 15 anos. Nascido no dia 29 de Setembro de 1983, foi membro fundador do grupo teatral Unarte, que pertencia à Fundação Dr. Agostinho Neto. "Eu sou daquelas pessoas que come quase tudo, gosto de um bom funje, ouvir música, assistir a filmes, novelas e ler”, confessa.
Conta que depois de assistir ao filme Anaconda, fez uma letra que o Puto Português cantou na música "Azar da amiga”.
Alfredo Ferreira
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginQuem vê Daniela Alfredo e Ema Torres agachadas, inclinadas ou deitadas junto de uma viatura com capô aberto, pode duvidar. À primeira vista, parecem estar ali para ajudar um outro mecânico. Mas, o afinco delas em pegar nas chaves para apertar peças e acessórios dissipa quaisquer dúvidas
Pelo menos 13 municípios da província do Uíge começam a ser electrificados a partir desta sexta-feira num esforço financeiro que vai custar 330 milhões de dólares norte-americanos aos cofres do Estado angolano, para suportar a construção das linhas de transporte e de subestações eléctricas, que acontece após o Presidente da República autorizar a despesa para o efeito.
Ao sair do avião experimentei a sensação de entrar numa geleira. O forte impacto do frio provocou o recuo instintivo. O passageiro de trás empurrou-me suavemente para frente. Ao fim de catorze horas de viagem, com escala em Budapeste, chegara finalmente ao destino.
O presidente do MPLA, João Lourenço, defendeu, neste sábado na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que “só com um povo educado, com formação e preparado para enfrentar o mercado de trabalho podemos dizer que estamos em condições de desenvolver o nosso país”.
A candidata do MPLA a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, foi apresentada neste, sábado, na cidade Saurimo (Lunda Sul), pelo líder do partido, João Lourenço, no acto político de massas, no âmbito da pré-campanha visando às Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O Tribunal Constitucional publica, entre domingo e segunda-feira (26 e 27), as listas iniciais das candidaturas formalizadas pelos partidos e coligações de partidos políticos concorrentes ao pleito eleitoral de 24 de Agosto.
Os deputados aprovaram, na generalidade, a Proposta de Lei que altera a Lei sobre o Exercício da Actividade de Televisão, na sequência de uma forte discussão entre os parlamentares do MPLA e os da oposição.
Ana Cangombe nasceu na província do Bié, no mês de Novembro de 1973, com a pele morena, lisa e sem manchas. O tempo passou, e à medida que crescia, tornava-se cada vez mais atraente, dona de traços finos e de um corpo esbelto.
Pelo menos 50 por cento dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aprovados para a província de Luanda, foram concluídos e inaugurados, informou ontem, na Quiçama, o vice-governador para a Área Política e Social.
Cristiano Ronaldo (Manchester United) é o desportista mais influente do mundo e é procurado 145 por cento mais vezes do que o rival Lionel Messi (PSG), noticiou o jornal desportivo português A Bola, na edição online de ontem.