Cultura

Cultura dos indígenas é publicada em livro

Manuel Albano

Jornalista

“Os Matumbus e o valor das suas matumbices” é o título do livro de Katwanzenze Nkuma, pseudónimo literário de Luís Francisco António, a ser apresentado amanhã, às 15h30, na Mediateca “Zé Du”, no município do Cazenga, em Luanda.

24/06/2021  Última atualização 10H50
Autor coloca no mercado literário obra de carácter histórico © Fotografia por: DR
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o autor disse que o livro tem como subtítulo "Os três Eventos Extraordinários da Grande Ventania de 61” e aborda de forma antropológica a im-portância da recuperação da identidade cultural dos povos indígenas, direitos renegados no período da colonização portuguesa em Angola.

Segundo Katwanzenze Nkuma, o livro procura fazer uma reflexão sócio-histórica do valor e importância das identidades tradicionais africanas, no posicionamento de interesses, bem como revela as consequências causadas pelo colonialismo português, a negação dos costumes culturais dos autóctones angolanos.

Extracto retirado do livro considera o "Matumbu” aquele indivíduo autóctone que dentro do prisma do cidadão ocidentalizado "não se afastou da cultura dos seus ancestrais e não abraçou o projecto de civilização colonial, que ao contrário do ‘assimilado’ está fora da visão dos cidadãos africanos construída culturalmente pelo ocidente”.

O livro "Os Matumbus e o valor das suas matumbices” procura "redefinir” o termo "matumbu” como sendo "uma expressão atribuída a pessoas com comportamentos que se conformam com as normas de civilidade, vindas das tradições dos seus ancestrais e tem um desenvolvimento mental considerado normal”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura