Regiões

Cuito Cuanavale celebra 56 anos com o foco no desenvolvimento

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

O município do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, completa hoje 56 anos de existência com a principal aposta virada no fomento da agricultura e na construção de infra-estruturas básicas e integradas.

18/03/2023  Última atualização 08H50
© Fotografia por: DR

A antiga vila do Ntiengo, conforme era chamada até 1967, dista a 190 quilómetros da cidade de Menongue e comemora este ano o seu 56º aniversário, com o lema "Cuito Cuanavale, terra de união e de prosperidade”, instituído com o objectivo de unir os habitantes locais em prol de um desenvolvimento socioeconómico mais próspero para a região.

O município tem uma superfície de 35.610 quilómetros quadrados e conta actualmente com uma população estimada em cerca de 40 mil habitantes na sede municipal e nas comunas do Longa, Lupiri e Baixo.

 A localidade

O Cuito Cuanavale faz fronteira a Norte com a província do Moxico, a Este com o município de Mavinga, a Sul com o Nancova e a Oeste com o Menongue.

Os primeiros habitantes a fixaram-se nesta região, foram os Vakwankalas, actual grupo etnolinguístico Khoisan, existentes ainda na sede municipal e na comuna do Baixo Longa. Com o passar do tempo e fruto da imigração, instalaram-se também no município a população pertencente ao grupo etnolinguístico os Nganguelas que são predominantes com a sua ramificação, através dos sub-grupos etnolinguísticos Mbuela, Nkangala, Luchazes, Mbundas e Luassingua.

O Cuito Cuanavale ainda carrega os reflexos negativos de algumas consequências da guerra de libertação nacional, pelo facto de as bases da guerrilha do MPLA contra o regime colonial português terem sido erguidas nesta localidade. Após a independência e com o reacender da guerra civil, o município voltou a tornar-se num dos principais campos de batalha do país. 

A situação agravou-se ainda mais a partir da década de 80, quando o conflito armado atingiu o auge por parte do Exercito do Apartheid da África do Sul que impunha, sobretudo os bombardeamentos na sede municipal com artilharias pesadas de longo alcance.

 

A batalha

A famosa batalha do Cuito Cuanavale, ocorreu de 15 de Novembro de 1987 a 23 de Março de 1988, culminado com a vitória das ex-FAPLA que acabaram com a invencibilidade do exército sul-africano do Apartheid.

A histórica batalha do Cuito Cuanavale que foi decisiva na assinatura dos acordos de Nova Iorque, que levaram a implementação da resolução nº435/78 do Conselho das Nações Unidades (CNU), para abolição do regime do Apartheid, na África do Sul, a independência da Namíbia e a libertação de Nelson Mandela.

Passados 35 anos desde a conquista da batalha do Cuito Cuanavale e 21 anos da paz efectiva no país, o município ainda vive marcas pesadas dos conflitos armados e actualmente cerca de 60 por cento do território encontra-se ainda minado.

Para inverter o actual quadro, o Executivo tem realizado diversas campanhas de desminagem para tornar a localidade livre de minas. Hoje, muitos campos foram já desminados e deram lugar para a construção de importantes infra-estruturas sociais e a implementação de projectos agrícolas, com destaque a fazenda agro-industrial do Longa, vocacionada para a produção em grande escala de arroz.

 Projectos        em curso

Actualmente, estão em curso as obras de reabilitação e ampliação do centro de formação técnico-profissional para albergar 400 formandos e que vão custar aos cofres do Estado 372.688.026,00kz  no âmbito do PIIM.

Estão execução, também, as obras do complexo residencial para albergar técnicos administrativos e dos sectores da educação e saúde, provenientes de outras localidades. O projecto está orçado em 1,3 mil milhões de kwanzas.

O complexo vai ter dois edifícios com dois andares, parque de estacionamento e um campo multiuso, com vista na redução dos gastos com alojamento dos profissionais e proporcionar melhores condições de habitabilidade.

No total, o Cuito Cuanavale foi contemplado com sete projectos do âmbito do PIIM que  incluem também a construção da residência do administrador comunal do Lupiri, construção e apetrechamento de um posto de saúde na comuna do Longa e outro no bairro Novo.

Encontram-se paralisadas há mais de seis anos as obras de construção do hospital municipal que terá uma capacidade de 70 camas de internamento. Na mesma situação, está o projecto de 200  fogos habitacionais no bairro Samaria, por falta de recursos financeiros.
 

Um rei para o município

O rei do município, Bingo Bingo disse que o Cuito Cuanavale debate-se ainda com inúmeros problemas, desde a falta de água potável, ruas asfaltadas, iluminação pública, escolas do ensino médio, hospital de referência, postos e centros de saúde nas comunas e aldeias.

O soberano destacou que outro problema que inquieta os munícipes do Cuito Cuanavale, são as inúmeras ravinas que ameaçam dividir a vila histórica, com realce para o aeroporto 23 de Março que poderá perder a pista, caso não se resolva atempadamente a situação.

Salientou que o valor histórico do Cuito Cuanavale abrange toda a África Austral e quiçá do mundo, tendo em conta a batalha que se travou nesta localidade e que nunca será esquecida.

Bingo Bingo defendeu que por este facto há toda a necessidade do Executivo angolano continuar a prestar uma atenção especial ao Cuito Cuanavale, no sentido de se solucionar as principais preocupações que afligem a população.

 

Principais ganhos obtidos desde a elevação da cidade

Desde os 56 anos de existência, o município teve como principais ganhos a reabilitação e ampliação do aeroporto 23 de Março, a construção de uma central de captação, tratamento e distribuição de água potável com capacidade para bombear 300 metros cúbicos por hora e uma central térmica de 7,5 megawatts.

No sector da saúde foram construídas sete unidades sanitárias, onde ocorrem a procura destes serviços em média 100 pacientes com diversas patologias, como a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, infecções urinárias e transmissão sexual. Ao passo que no domínio da educação foram construídas 19 escolas de carácter definitivo, correspondente a 68 salas de aula que permitiram a inserção de 19.775 alunos.

O município ganhou também o imponente projecto de construção do memorial a vitória da batalha do Cuito Cuanavale, asfaltagem da vila da sede municipal, edifício da Administração Municipal, palácio do administrador municipal, 60 casas sociais do tipo T-3 e 25 residências protocolares.

A antiga vila do Ntiengo beneficiou, igualmente,  de serviços de identificação civil, Agência de Poupança e Crédito (BPC), loja da Unitel, entre outros projectos que estão a conferir melhor dignidade à população. 

Potencialidades agrícolas

O administrador municipal, Daniel Bimbi Alfredo, disse que o município possui terras aráveis propícias para a prática da agricultura, com destaque para a produção em grande escala de mandioca, arroz, milho, soja, feijão, cebola, massango, massambala, entre outras culturas.

Daniel Bimbi Alfredo disse que a sua área de jurisdição possui também um grande potencial hídrico favorável a implementação de projectos de aquicultura e pesca continental.

Apontou que a navegação fluvial nos rios Cuanavale e Cuito pode ser uma outra aposta de investimento no reforço da capacidade dos meios e equipamentos aquáticos para atracção de turistas nacionais e estrangeiros.

O memorial, realçou, foi construído em homenagem aos combatentes que participaram na batalha do Cuito Cuanavale, constitui igualmente uma fonte de atracção turística no qual devem ser integrado outros serviços que permitam angariar fundos a favor do município.

 

Inaugurações sociais

Para saudar a data, a Administração Municipal agendou a inauguração da primeira morgue no município do Cuito Cuanavale desde a sua fundação, que vai permitir às  pessoas deixarem de enterrar os seus entes queridos em menos de 24 horas depois de ter sido declarada a morte.

Orçado em 71.579.840 kwanzas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a referida morgue tem capacidade de sete gavetas para a conservação de corpos, uma área administrativa, zona de lavagem dos cadáveres, sala de velório, registo e controlo dos cadáveres e uma sala de espera.

Serão também inauguradas duas mangas de vacinação nos bairros Camamba e Lumeta, arredores da sede municipal. Assim, está prevista uma feira de empreendedores e produtores do Cuito Cuanavale.

O programa das festividades reserva igualmente, a realização de um jantar de homenagem aos ex-administradores municipais, corrida de motorizadas e um espectáculo músico-cultural.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões