Regiões

Cuílo conclui obras do PIIM

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

Os três projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios ( PIIM), no Cuílo, província da Lunda-Norte, avaliados em mais de mil milhões de kwanzas, estão, desde terça-feira, concluídos com a entrega oficial de uma escola de sete salas de aula, construída na comuna do Caluango, inaugurada pela governadora local, Deolinda Vilarinho.

07/02/2023  Última atualização 14H10
© Fotografia por: Benjamin Cândido
Ao todo, para o município do Cuílo foram inscritos no âmbito do  PIIM  quatro acções  entre as quais , duas  ligadas ao sector  da educação  , uma de saúde  e outra de  Despesas   de Apoio ao Desenvolvimento ( DAD), concretamente  o  reforço do sistema de saneamento básico,

Entre as infra-estruturas erguidas por via dos investimentos  do Plano Integrado  de Intervenção nos Municípios, constam duas escolas de  doze e sete salas de aula, incluindo um posto de saúde . 


Em declarações  à  imprensa, a governadora  provincial  da Lunda-Norte  , Deolinda  Vilarinho   destacou a importância  do PIIM na expansão  da rede de infra-estruturas  escolares e sanitárias. 

Só na comuna do Caluango as crianças estudavam em espaços improvisados  nas igrejas e na única escola de quatro  escola salas de aula até então existente, têm doravante boas condições  para estudarem a partir do novo estabelecimento  de ensino construído com o suporte financeiro  do PIIM , afirmou a governadora.  

Referiu que   para o município  do  Cuílo  especificamente, os desafios passam agora pela construção   de  residências  para  os  professores e técnicos de saúde  , com o objectivo  de evitar a fuga de quadros nos distintos  aglomerados populacionais em que estão  a ser implantados serviços  públicos.  

Deolinda  Vilarinho  salientou que  à semelhança de outras províncias do país , o  Plano Integrado  de Intervenção  nos Municípios, é um programa de iniciativa  do Presidente  da República  , João Lourenço  que está  a possibilitar   o surgimento   de várias  infra-estruturas  de impacto social na Lunda-Norte. 


 Rede escolar 

O director  municipal  da Educação  do Cuílo , Maliangue Alberto explicou que  a  nova  escola  de sete salas de aula,  está concebida com  uma capacidade  para   albergar um total   de 560  alunos do ensino primário   em  dois turnos.  

Erguida numa área de 1.338 metros quadrados  , além de uma quadra desportiva , a escola conta com outros com outros compartimentos. 

Com o  recém-inaugurado estabelecimento  de ensino, o município  do Cuílo passa a ter   actualmente  desassete estabelecimentos   de ensino  , num total  de 94 salas de aula. 

No presente ano lectivo, o  sector matriculou    12.0501   alunos , num processo de ensino e aprendizagem  assegurado por  252 professores, disse Maliangue Alberto. 

 As necessidades em  termos de  infra-estruturas, apontam para  11 escolas , 72 salas de aula  e 66 professores. 

O sistema de ensino do município  do Cuílo  vai apenas até  o I ciclo  e nesse  momento,  a aposta a aposta das autoridades , reside na implantação  de  outros níveis, afirmou o director.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões