A Ombala do Tchingolo viu o novo soberano ser entronizado, no passado domingo, trata-se do trigésimo rei na linhagem, Narciso Sakulenga Tchipiquita, conhecido a partir de agora como Tchipiquita II.
Três cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 25 e 45 anos, foram apresentados, hoje, no Lucala, província do Cuanza-Norte, acusados de furtarem 400 travessas dos Caminhos de Ferro de Luanda.
O Governo do Cuanza-Norte começou, na semana finda, os trabalhos de reposição da conduta de drenagem das águas pluviométricas estagnadas há quatro meses, a nível da bacia de retenção de três hectares, nos bairro da Estação, em Ndalatando, município do Cazengo.
As obras enquadram-se no âmbito de um Programa Específico Emergencial do Governo local, criado com o propósito de garantir a segurança de 500 casas circunvizinhas ao local, que já foram inundadas pelas águas das últimas chuvas, devido à obstrução da antiga conduta.
A empreitada consiste, na remoção de 500 mil metros cúbicos de águas, perfuração de 200 metros de extensão do canal de desassoreamento e a afixação da estrutura do dreno. A obra está orçada em 114 milhões de kwanzas e vai ser executada em 25 dias.
O responsável da empresa empreiteira, Pioneiro Leandro, frisou que a construção da conduta de drenagem integra um conjunto de soluções para resolver o problema dos sistemas das águas pluvial da zona. Os trabalhos, realçou, integram também a perfuração horizontal subterrânea de 60 metros de comprimento e 20 de altura, abaixo da linha férrea dos Caminho-de-Ferro de Luanda.
O director do Gabinete Provincial de Infra-Estruturas, Emir Pedro, adiantou que o serviço a ser feito visa a extracção da água que ficou retida em função da obstrução da passagem hidráulica a mais de quatro meses e garantir que a operação não coloque em risco as outras infra-estruturas existentes ao redor.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.