Regiões

Cuanza-Norte trabalha nas bacias de retenção

André Brandão | Ndalatando

O Governo do Cuanza-Norte começou, na semana finda, os trabalhos de reposição da conduta de drenagem das águas pluviométricas estagnadas há quatro meses, a nível da bacia de retenção de três hectares, nos bairro da Estação, em Ndalatando, município do Cazengo.

05/08/2024  Última atualização 08H20
Técnicos estão a preparar as condições antes das chuvas © Fotografia por: Nilo Mateus | Edições Novembro | Ndalatando

As obras enquadram-se no âmbito de um Programa Específico Emergencial do Governo local, criado com o propósito de garantir a segurança de 500 casas circunvizinhas ao local, que já foram inundadas pelas águas das últimas chuvas, devido à obstrução da antiga conduta.

A empreitada consiste, na remoção de 500 mil metros cúbicos de águas, perfuração de 200 metros de extensão do canal de desassoreamento e a afixação da estrutura do dreno. A obra está orçada em 114 milhões de kwanzas e vai ser executada em 25 dias.

O  responsável da empresa empreiteira,  Pioneiro Leandro, frisou que  a construção da conduta de drenagem integra um conjunto de soluções para resolver o problema dos sistemas das águas pluvial da zona. Os trabalhos, realçou, integram também a perfuração horizontal subterrânea de 60 metros de comprimento e 20 de altura, abaixo da linha férrea dos Caminho-de-Ferro de Luanda.

O  director do Gabinete Provincial de Infra-Estruturas, Emir Pedro, adiantou que o serviço a ser feito visa a extracção da água que ficou retida em função da obstrução da passagem hidráulica a mais de quatro meses e garantir que a operação não coloque em risco as outras infra-estruturas existentes ao redor.

           

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões