Economia

Cuanza-Norte revitaliza produção de café na Banga

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

Um projecto que visa a revitalização da produção do café a nível do município da Banga, província do Cuanza-Norte, vai ser lançado nos próximos dias, com o objectivo de gerar mais emprego às familias camponesas e diversificar a economia local.

14/04/2024  Última atualização 11H44
Governador João Diogo Gaspar foi recebido pelos sobas © Fotografia por: Nilo Mateus | Edições Novembro

A iniciativa foi anunciada pelo governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, durante a primeira visita oficial ao município da Banga, onde manifestou a intenção de tornar a região o "bastião” do café da região.

O projecto vai ser sustentado pelo Programa de Combate à Pobreza e outros de âmbito nacional e vai ter a intervenção directa de quatro mil familias camponesas das comunas da Aldeia Nova, Caculo Cabaça e Kariamba.

Segundo apurou o Jornal de Angola, numa primeira fase estão já disponíveis oito milhões de kwanzas para aquisição de 10.000 mudas de café.

Para o governador João Diogo Gaspar, a Banga é uma zona que desde o passado teve grandes referências na produção do "bago vermelho”, mas adiantou que o seu pelouro vai de igual modo incentivar o cultivo do feijão, cana-de-açúcar, mandioca e outros mantimentos que garantam o aumento da produção agrícola local.

Ainda no encontro de auscultação social, João Diogo Gaspar fez saber que o Governo Provincial está à procura de vários investidores a nível nacional e internacional, com o objectivo de criarem investimentos locais. O objectivo é a criação de empreendimentos para geração de empregos e riqueza, que possam permitir uma maior contribuição para o PIB.

Chamou a atenção dos responsáveis da Banga no sentido de dialogarem mais com a população e autoridades tradicionais, para a melhor auscultação dos problemas das comunidades e criação de ideias conjuntas para as suas possíveis resoluções.

Uma garantia dada é de maior atenção aos sectores da Educação e Saúde, principalmente no que toca à construção de unidades sanitárias e pedagógicas, tendo em conta a melhoria de cuidados primários das pessoas e maior acesso ao ensino às crianças.

O governador anunciou, para este ano, a criação de um novo projecto de captação, tratamento e distribuição de água potável, que em sua opinião vai garantir melhor abastecimento à sede municipal e comunidades vizinhas.

Marcelo Manuel | Banga

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia