Cultura

Cuanza-Norte: Exposição fotográfica lembra figura de Neto

Nilo Mateus | Cuanza-Norte

Uma exposição fotográfica dedicada à vida e obra do Fundador da Nação e Primeiro Presidente da República de Angola, Dr. António Agostinho Neto, foi inaugurada, ontem, no largo 1º de Maio, em Ndalatando, pelo governador provincial do Cuanza-Norte, Pedro Makita.

18/09/2023  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR

Na companhia de membros do Governo local, representantes de partidos políticos e estudantes de diferentes níveis de ensino, o governador destacou o percurso histórico de Neto, exposto em retratos no largo Primeiro de Maio, da cidade de Ndalatando, homônimo do largo em Luanda onde Neto proclamou, perante África e o Mundo, a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.

Os presentes na exposição fotográfica puderam igualmente entender mais sobre as várias facetas históricas que marcaram a vida e obra do Poeta Maior de Angola, enquanto esposo e pai, estadista, homem de letras, guerrilheiro, diplomata e médico.

O secretário provincial da Organização de Pioneiros Angolanos (OPA), José Antunes, fez saber que esta exposição fotográfica vem exactamente mostrar às novas gerações a nobreza de carácter do Dr. AntónioAgostinho Neto em toda a sua dimensão, sublinhando que o seu legado trouxe reconciliação entre os angolanos. Francisco António, estudante de 17 anos, disse que a figura de Neto é um exemplo a seguir em todas as suas vertentes, porque o primeiro Presidente de Angola foi um pai exemplar, um médico profundamente humano, um poeta do povo e um estadista universal.

Segundo Francisco António, por tudo o que ouve falar sobre esta figura incontornável da História de Angola, acredita que Neto foi um grande Presidente e que contribuiu não só para a luta de libertação nacional, mas também para emancipação de outros povos oprimidos, com destaque para a Namíbia, o Zimbabwe e a África do Sul.

O chefe de departamento da Cultura, Genilson da Costa, referiu que o objectivo da exposição fotográfica do herói da Nação é mostrar aos mais jovens, enquanto estudantes, fazedores de cultura e artes, o rico percurso de vida de Neto.

Informou que a exposição vai ser itinerante e afixada em diferentes pontos da cidadede Ndalatando, com realce para as zonas onde haja maior aglomerado de pessoas e posteriormente nos demais municípios da província, no sentido de exaltar a figura de Neto e os respectivos feitos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura