Uma exposição fotográfica dedicada à vida e obra do Fundador da Nação e Primeiro Presidente da República de Angola, Dr. António Agostinho Neto, foi inaugurada, ontem, no largo 1º de Maio, em Ndalatando, pelo governador provincial do Cuanza-Norte, Pedro Makita.
Na companhia de membros do Governo local, representantes de partidos políticos e estudantes de diferentes níveis de ensino, o governador destacou o percurso histórico de Neto, exposto em retratos no largo Primeiro de Maio, da cidade de Ndalatando, homônimo do largo em Luanda onde Neto proclamou, perante África e o Mundo, a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Os presentes na exposição fotográfica puderam igualmente entender mais sobre as várias facetas históricas que marcaram a vida e obra do Poeta Maior de Angola, enquanto esposo e pai, estadista, homem de letras, guerrilheiro, diplomata e médico.
O secretário provincial da Organização de Pioneiros Angolanos (OPA), José Antunes, fez saber que esta exposição fotográfica vem exactamente mostrar às novas gerações a nobreza de carácter do Dr. AntónioAgostinho Neto em toda a sua dimensão, sublinhando que o seu legado trouxe reconciliação entre os angolanos. Francisco António, estudante de 17 anos, disse que a figura de Neto é um exemplo a seguir em todas as suas vertentes, porque o primeiro Presidente de Angola foi um pai exemplar, um médico profundamente humano, um poeta do povo e um estadista universal.
Segundo Francisco António, por tudo o que ouve falar sobre esta figura incontornável da História de Angola, acredita que Neto foi um grande Presidente e que contribuiu não só para a luta de libertação nacional, mas também para emancipação de outros povos oprimidos, com destaque para a Namíbia, o Zimbabwe e a África do Sul.
O chefe de departamento da Cultura, Genilson da Costa, referiu que o objectivo da exposição fotográfica do herói da Nação é mostrar aos mais jovens, enquanto estudantes, fazedores de cultura e artes, o rico percurso de vida de Neto.
Informou que a exposição vai ser itinerante e afixada em diferentes pontos da cidadede Ndalatando, com realce para as zonas onde haja maior aglomerado de pessoas e posteriormente nos demais municípios da província, no sentido de exaltar a figura de Neto e os respectivos feitos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.