Política

Cuanza-Norte e Cuando Cubango sem casos activos de Covid-19

Xavier António

Director-adjunto do Jornal de Angola Online

As províncias do Cuanza-Norte e Cuando Cubango são as únicas regiões do país que, até à data, não têm nenhum caso activo de Covid-19, informou ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

18/02/2021  Última atualização 09H25
© Fotografia por: DR
Franco Mufinda, que falava no habitual ponto de situação diário sobre a pandemia no país, esclareceu que o Cuanza-Norte está sem registo de novos casos da Covid-19 desde finais de Dezembro do ano passado."A província continua a realizar teste rápido antígeno e também tem feito colheita de amostras para o de RT-PCR e não há evidências de novos casos", disse o governante.O Cuanza-Norte tem um cumulativo de 413 casos positivos de Covid-19, dos quais 410 recuperados e três óbitos. 

Já a província do Cuando Cubango contabiliza 125 casos registados, dos quais 121 recuperados e quatro óbitos.Dados do último Boletim Informativo do Ministério da Saúde aponta que Cabinda concentra o maior número de casos activos, ao acumular um total de 311, seguindo-se Benguela com 209.
Duas mortes

Nas últimas 24 horas, duas pessoas morreram, das quais uma no Bengo e outra na Huíla. As vítimas são uma anciã de 85 anos e um homem de 68 anos e tinham como comorbilidades diabetes mellitus e hipertensão arterial.Com estas tragédias, a região da Huíla soma agora 24 óbitos, enquanto Bengo três. Luanda, epicentro da doença no país, acumula o maior número com um total de 329 vítimas mortais, até à data.Ainda no dia de ontem, segundo Franco Mufinda, foram notificados 11 casos, sendo oito em Luanda, um em Benguela e igualmente número no Huambo e Cabinda.

Na capital do país, as localidades mais acometidas são Belas e Viana. Os novos casos positivos da doença têm idades compreendidas entre sete meses e 57 anos.No encontro com a im-prensa, o secretário de Estado para a Saúde Pública destacou também a recuperação de 22 pessoas, com idades entre três e 81 anos, sendo 10 em Luanda, nove no Huambo, dois no Cuanza-Sul e uma no Bié.

Com estes indicadores, Angola começa a dar bons sinais na luta contra a Covid-19, ao recuperar, até à data, 18.951 dos 20.400 casos confirmados da Covid-19, desde Março do ano passado.Em todo país estão, igualmente, confirmados 496 óbitos e um total de 953 casos activos. Dos activos, seis estão em estado crítico, oito graves, 71 moderados, 72 leves e 796 assintomáticos. Nos centros de tratamento estão internados 157 doentes, menos sete em relação ao dia anterior.No mesmo período, foram processadas 1.087 amostras. O cumulativo de amostras processadas é de 382.171, cuja taxa de positividade aponta para 5,3 por cento.
Controlo sanitário
Quanto à testagem nos pontos fronteiriços, disse, foram atendidos 322 utentes, sendo que, após a realização do teste rápido antígeno, nenhum caso positivo foi detectado.Já em relação à testagem aos passageiros no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, avançou que, dos 12.113 viajantes, 39 testaram positivo à Covid-19, sendo 14 mulheres e 25 homens.

Quanto à distribuição por nacionalidades, a angolana lidera com 17 infecções, brasileira (3), britânica (1), congolesa (1), francesa (1), israelita (1), moçambicana (1), nigeriana (2), sul-africana (1), costa-marfinense (1), mauritaniana (1), santomense (1), Indiana (1), maliana (1), somali (2) e tanzaniana (4).

Em relação à proveniência dos infectados, África do Sul (1), Alemanha (3), Brasil (2), Congo Brazzaville (1), Dubai (5), França (1), Moçambique (4), Portugal (9), São Tomé (2), Mauritânia (2), Estados Unidos da América (1), Turquia (1), Mali (1), Somália (2) e Tanzânia (4).Entretanto, dos 39 pacientes que se encontram em isolamento institucional para tratamento, 26 já tiveram alta epidemiológica, depois de dois testes negativos de Covid-19.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política