Cultura

Cuanza-Norte: Cultura necessita de mais de seis milhões de Kwanzas

André Brandão | Ndalatando

O Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Cuanza-Norte necessita de mais de seis milhões de Kwanzas para a realização da presente edição do Carnaval, afirmou, esta sexta-feira, em Ndalatando, o seu director, Rosa Carlos.

21/01/2023  Última atualização 12H14
Grupo União Chá de Caxinde com presença confirmada © Fotografia por: Nilo Mateus | Edições Novembro | Ndalatando

Em entrevista, ao Jornal de Angola, Rosa Carlos disse que para a edição deste ano, o desfile provincial realizar-se-á nos dias 20 e 21 de Fevereiro próximo e contará com a participação de 25 grupos carnavalescos, sendo 15 da classe de adultos e 10 infantis, para além de cinco blocos de animação.

O homem forte da Cultura no Cuanza-Norte acrescentou que os grupos vencedores das últimas cinco edições, nomeadamente União Chá de Caxinde (Cazengo), Associados da Camundai (Cazengo), Kudissanga Kwamacamba e Estrela de Cassesse, ambos de Cambambe, e Vi Luzia (Golungo-Alto), já confirmaram a sua presença no certame, assim como os municípios contarão com a presença de pelo menos um representante no desfile provincial.

Rosa Carlos explicou que estão garantidos prémios do primeiro ao quinto classificado, num valor monetário que varia entre 500 mil kwanzas e 1.400.000 Kwanzas. As recompensas para melhor rainha, dança, comandante, canção e bandeira são de 40 mil Kwanzas cada. O director sublinhou que para os grupos participarem com êxito na festa do Carnaval, devem reunir mais de 250 figurantes, com uma coreografia, canção com mensagem relevante e agradável, e um dístico com dimensões acima de um metro de largura e comprimento.

"Todas as questões relacionadas a indumentária e gastos para os ensaios são da responsabilidade dos grupos e não do Gabinete Provincial da Cultura”, afirmou.

O responsável frisou que o desfile poderá ser realizado no largo das escolas por apresentar melhores condições de pavimentação e com uma área melhor apresentada para albergar o maior número de pessoas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura