Regiões

Cuanza-Norte: Albinos recebem kits de higiene e protecção solar

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

Um grupo de 35 albinos da cidade do Dondo, no município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, beneficiou de kits de higiene e protector solar.

02/08/2024  Última atualização 14H45
© Fotografia por: Marcelo Manuel / Ndalatando

A doação foi uma iniciativa do Governo Provincial do Cuanza-Norte para garantir os cuidados básicos de higiene das pessoas albinas.

De acordo com a directora do Gabinete da Acção Social, Família e Promoção da Família local, Laurinda Elisa, o pelouro continuará a apoiar as pessoas albinas, de forma faseada, que se encontram em grande número no município.  

Por outro lado, apelou a sociedade para que também se solidarizem com os problemas que afectam este grupo que tende a ser marginalizado na sociedade.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Albinos de Cambambe destacou o papel crucial desempenhado pelo Gabinete da Acção Social, Família e Promoção da Mulher local junto aos 150 albinos associados.

Explicou, igualmente, que a discriminação é constante para com os albinos o que tem provocado transtornos significativos para a auto-estima e afirmação dos mesmos.

Lamentou, ainda, a escassez de oportunidades e de empregos para esta franja.

"É triste saber que nos dias de hoje os albinos ainda têm de enfrentar   preconceitos por parte de de muitos dos nossos compatriotas".

O albinismo é um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina que é o pigmento responsável pela coloração da pele, dos pêlos e dos olhos. É necessário que o gene com mutação seja herdado do pai e da mãe para que a condição se manifeste.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões