Regiões

Cuanza-Norte: 10 mil toneladas de manga apodrecem todos os anos no município de Lucala

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

Cerca de 10 mil toneladas de manga apodrecem todos os anos no município de Lucala, província do Cuanza- Norte, porque as vias que ligam os campos agrícolas aos mercados, na região, estão totalmente degradadas, revelou ao Jornal de Angola o director provincial da Agricultura, Gildo Barão.

02/02/2021  Última atualização 22H35
Pequenos agricultores em Lucala que se dedicam a cultura da manga estão a comercializar pouco por falta de clientela © Fotografia por: Nilo Mateus |Edições Novembro| Cuanza-Norte
A pouca quantidade de manga que é aproveitada, segundo o responsável, é  comercializada  no município de Cambambe, no bairro da Golova, junto a Estrada Nacional 230 e no  mercado "Quilómetro Trinta”,  em Luanda.


 "O município do Lucala é uma das regiões do país potencialmente  produtora de manga.Infelizmente a maior parte da sua produção apodrece nos campos por falta de escoamento”, lamentou Gildo Barão, informando que o produto é cultivado em todas as 18 aldeias que compõem o município, das quais nove na sede municipal e igual número na comuna de Kiangombe.


 "A  colheita começa oficialmente na segunda quinzena de Setembro e termina em finais de Fevereiro do ano seguinte”, explicou. O responsável acredita que se houver  empresas interessadas na compra da manga, Lucala poderá "obter ganhos consideráveis”, criando com este negócio  postos de trabalho para a juventude.


Industrialização do produto


O Director do Gabinete Provincial de Aproveitamento Económico do Cuanza-Norte, Humberto Mesquita, revelou que para a sustentabilidade ininterrupta de uma fábrica de sumos e compotas seria necessário, em média,  um  milhão e 500 toneladas de mangas por ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões