Sociedade

Cuando Cubango regista oito casos positivos

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

Oito casos de Covid-19, dos 117 confirmados em Menongue, província do Cuando Cubango, desde Setembro até à data, continuam activos após a recuperação de 105 pacientes e a morte de outros quatro.

25/12/2020  Última atualização 16H05
Fachada da cidade do Cuando Cubango © Fotografia por: DR
O porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, Waldemir Ernesto, disse que os casos activos continuam em tratamento no centro de quarentena institucional. 
Referiu que os infectados têm idades que variam entre os 35 e 49 anos. Explicou que 419 indivíduos se encontram em quarentena domiciliar, sendo 412 em Menongue, três no Calai, dois no Cuangar e igual número no Cuito Cuanavale.

Waldemir Ernesto  acrescentou que, actualmente, apenas um indivíduo permanece em quarentena institucional em Menongue, com um quadro clínico estável, apontando os bairros Azul e Novo, os mais afectados pela pandemia na capital da província.

Fez saber que a província do Cuando Cubango recebeu um total de 7.410 testes, dos quais 4.840 foram realizados e 2.570 em stock. Dos testes realizados, 136 pacientes aguardam pelos resultados, cujas amostras estão a ser processadas nos laboratórios de Biologia Molecular de Luanda e Benguela.

Explicou que o processo de testagem decorre a bom ritmo, numa altura em que o Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias está a realizar um rastreio a nível das instituições públicas, tendo sido já testados os funcionários do Governo da província e da Direcção Provincial da Saúde.

Informou ainda que os indivíduos que queiram saber sobre o seu estado de saúde, devem efectuar o pagamento de seis mil kwanzas na Direcção Provincial da Saúde, e dirigir-se aos hospitais Geral, Municipal e Militar, com o comprovativo do pagamento e realizar o teste rápido de Covid-19.

O porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 considerou calma a situação epidemiológica da província, graças ao elevado nível de vigilância das equipas de resposta rápida e gestão de casos do novo coronavírus.

"Tem sido notória a preocupação da população no que diz respeito à prevenção do novo coronavírus, sobretudo no uso da máscara e, em todos os estabelecimentos comerciais, incluindo cantinas, nota-se a presença de um balde com água e sabão para a higienização das mãos. Isso é positivo e é muito bom que a população mantenha essa vigilância contra a Covid-19 para se evitar a expansão da doença”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade