O administrador municipal da Chibia, Sérgio da Cunha Velha, afirmou que "o desporto escolar é a rampa para a massificação e prática desportiva, visto ser a primeira oportunidade que o adolescente toma contacto com as distintas modalidades", informou hoje a página de Facebook do Governo Provincial da Huíla.
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou, esta quarta-feira, através de um comunicado a interdição da realização de funerais nos cemitérios do Alto das Cruzes e Santa Ana, em Luanda, devido "à extenuação de lugares de campa" para actos fúnebres.
O projecto de protecção da biodiversidade, denominado Ecossistemas, Comunidades e Clima no Cubango-Okavango (ECCO), que conta com um financiamento de 7,5 milhões de dólares do Governo dos Estados Unidos e mais dez milhões do sector privado, arranca dentro de três meses soube o Jornal de Angola junto da equipa de trabalho.
William M. Butterfield informou que o projecto ECCO visa promover os meios de subsistência da população através da protecção da biodiversidade, floresta e resiliência climática, ajudar numa governação liderada pela comunidade para gestão sustentável dos recursos hídricos e serviços de saneamento, assim como reforçar a colaboração multissectorial para protecção da biodiversidade e o bem-estar das populações que vivem ao redor do rio Cubango e não só.
Segundo o director da USAID, os esforços que serão empreendidos ajudarão a sustentar a bacia do rio Cubango e os seus valores naturais únicos, melhorar o bem-estar da população e fomentar economias vibrantes e sustentáveis em Angola, Namíbia e Botsuana.
Esta actividade, disse, responde às exigências da lei de defesa económica dos meios de subsistência e de ameaça dos animais de 2018, para o qual chama a atenção ao governo dos EUA a engajar-se de forma ampla com parceiros, com vista a apoiar o crescimento económico inclusivo, através de programas de conservação da biodiversidade que facilitam a cooperação transfronteiriça e a melhoria da gestão dos recursos hídricos e naturais, criando assim uma capacidade local para protecção e preservação das espécies selvagens ameaçadas na grande bacia do rio Cubango e de outras bacias vizinhas.
Sublinhou que por este facto espera-se, com a implementação do projecto ECCO, o empoderamento das comunidades do Alto Okavango para uma melhor planificação, governança, monitoramento e gestão eficiente dos recursos hídricos, bem como providenciar as comunidades do Alto Okavango com conhecimento e habilidades e parcerias que conduzam a uma liderança culturalmente responsável e liderada pela comunidade, tal como na prática da pesca sustentável e cooperativas comunitárias que aumentam as oportunidades económicas e a melhoria das suas condições de vida.
Outros resultados que se esperam são o melhor acesso ao abastecimento sustentável de água, saneamento e energia limpa, melhorar a protecção da biodiversidade do Alto e Baixo Okavango e os seus serviços ecossistêmicos, incluindo o sequestro de carbono.
Melhorar as acções de conservação que visam tanto o aumento das oportunidades económicas, como também para responder às ameaças à biodiversidade e o bem-estar das populações, assim como maiores oportunidades de meios de subsistência inclusivos, visando mulheres e populações marginalizadas, constam dos resultados esperados com a implementação do projecto ECCO.
William Butterfield fez saber que para o êxito deste projecto a USAID vai contar com a parceria das Organizações Não Governamentais, OKACOM, ADPP, ACADIR, BPC, Sun África e Kixi-Crédito, para melhorar os meios de subsistências e conservar a biodiversidade ecologicamente, hidrologicamente e economicamente crítica da bacia do Alto do rio Cubango de Angola.
Recordou que os planaltos de Angola alimentam cerca de 95 por cento das águas que sustentam o Delta do Okavango e abriga vastas turfeiras de armazenamento de carbono. Afirmando que por este facto o futuro do rio Cubango e da biodiversidade da região do Okavango depende extremamente das decisões e acções tomadas na parte de Angola.
O director da USAID referiu que designado como património mundial pela UNESCO por ser um dos principais destinos turísticos para o safari em África, o Delta do Okavango deve a sua existência ao rio Cubango em Angola, onde a água flui e cria a única bacia hidrográfica repleta de turfeiras e florestas que além de fornecerem um santuário a vida selvagem, actuam como um sumidouro de carbono.
"A mudança no uso da terra, o desvio da água, a exploração dos recursos naturais e urbanização, ameaçam agora o futuro do rio Cubango e os serviços que ele oferece, para a natureza e o bem-estar das populações”, disse.
Equipa técnica da USAID
Uma equipa técnica da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID) trabalha desde esta quinta-feira, na província do Cuando Cubango para recolher contribuições para a implementação de um projecto de protecção da biodiversidade, denominado Ecossistemas, Comunidades e Clima no Cubango-Okavango (ECCO).
O projecto que terá a duração de cinco anos de execução, e visa a protecção da vida selvagem, melhoramento ao acesso de água potável, saneamento, pesca sustentável, energia limpa, entre outros benefícios, com vista a garantir o bem-estar social das populações e os seus meios de subsistência.
O director da USAID em Angola, William M. Butterfiel, que chefia a delegação, manteve um encontro de cortesia com o governador do Cuando Cubango, José Martins, para explicar os principais objectivos do projecto ECCO que tem o seu arranque previsto para dentro de três meses.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.
Pelo menos, três membros da comunidade Khoisan, na comuna do Savate, município do Cuangar, no Cuando Cubango, morreram na última semana, por falta de alimento, em consequência da estiagem severa que está a assolar aquela região.
Pelo menos cinco pessoas morreram e quatro outras ficaram feridas, na sequência de um acidente de viação, ocorrido, no município de Porto-Amboím, província do Cuanza Sul, informou, esta quarta-feira, a Polícia Nacional, nas redes sociais.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.