Regiões

Cuando Cubango: Mais de 700 jovens em ciclo formativo

Pelo menos, 790 jovens, dos cinco mil previstos para o ciclo formativo deste ano na província do Cuando Cubango, beneficiam, desde a semana passada, de formação em Artes e Ofícios, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

12/05/2024  Última atualização 10H30
Formação juvenil é a grande aposta das autoridades locais © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro

A informação foi avançada, sexta-feira, ao Jornal de Angola, pelo chefe do serviço provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), acrescentando que a formação vai durar três meses, durante os quais vão ser ministrados cursos de Electricidade, Inglês, Contabilidade, Informática, Empreendedorismo, Agricultura, Corte e Costura, Cabeleireiro, Pastelaria e Mecânica-auto.

Xavier Chicuata explicou que a formação de curta duração visa, fundamentalmente, fomentar acções que promovam a empregabilidade, sobretudo no seio da juventude, no âmbito do programa de combate ao desemprego. 

No final da formação, acrescentou, os jovens vão beneficiar de microcrédito e kits de trabalho, de acordo com a especialidade de cada um, com vista à criação de pequenas empresas de prestação de serviços, para diminuir o índice de pobreza na região, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade.

Para o presente ciclo formativo, garantiu, estão disponíveis 888 estágios profissionais remunerados, com duração de três meses. "O objectivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho”.

Xavier Chicuata deu a conhecer que cerca de 170 jovens do município de Menongue já beneficiaram de estágios profissionais, entre 2019 e 2022.

A implementação das acções formativas, no âmbito do PAPE, sublinhou, tem como público-alvo os jovens desempregados, de maneira a criarem soluções que visam diminuir o índice de pobreza, a partir da capacitação técnico-profissional, acesso ao microcrédito e kits de trabalho.  

Desde o lançamento do PAPE, em 2019, mais de dois mil jovens da província do Cuando Cubango, com idades compreendidas entre 18 e 40 anos, beneficiaram de microcréditos e kits de trabalho, para o fomento do auto-emprego, nos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Calai, Cuchi, Cuangar, Dirico, Mavinga e Rivungo.

Durante o período em referência, adiantou, foram criados mais de quatro mil postos de trabalho diretos e indiretos na província do Cuando Cubango.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões