Regiões

Cuando Cubango: Formação de professores é prioridade no Ensino Especial

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

O chefe dos Serviços Provinciais do Ensino Especial no Cuando Cubango, Domingos André, defendeu, domingo, em Menongue, a formação de todos os professores da província com técnicas adequadas, que permitam a inclusão, no processo de ensino e aprendizagem, das crianças com necessidades especiais de ensino e aprendizagem.

30/01/2023  Última atualização 09H07
O chefe dos Serviços Provinciais do Ensino Especial no Cuando Cubango, Domingos André, defendeu, domingo, em Menongue, a formação de todos os professores da província com técnicas adequadas, que permitam a inclusão, no processo de ensino e aprendizagem, © Fotografia por: DR

Em declarações ao Jornal de Angola, Domingos André disse que na província existem apenas nove escolas do ensino especial, sediadas no município de Menongue, faltando nas localidades do Cuito Cuanavale, Cuchi, Calai, Cu-angar, Dirico, Mavinga, Nancova e Rivungo.

Neste ano lectivo, adiantou, estão matriculados 1.565 alunos, entre deficientes de aprendizagem visual, auditiva, psicomotora e com transtornos comportamentais. Todos, disse, são assegurados por 50 professores, dos quais 30 no primeiro ciclo e 20 no ensino primário.

"Temos muitas crianças com necessidades especiais nas comunidades, que no princípio do ano lectivo fazem a matrícula, mas, pela falta de transportes para apoiá-los, acabam por desistir. Muitos passam por inúmeras dificuldades, até de material escolar”, destacou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões