O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
A província do Cuando Cubango conta, desde sexta, com a primeira sede do Conselho da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), que vai promover a assistência jurídica aos cidadãos com dificuldades financeiras para contratar um advogado.
A sede do Conselho Provincial da OAA será assegurada por 106 advogados, sendo 51 seniores e 55 estagiários.
O juiz presidente em exercício da Comarca de Menongue, Hélder Pedro, felicitou a OAA pela iniciativa de criar, pela primeira vez, uma sede provincial, pois o Ministério Público funciona com juízes e sem a defesa não se consegue prestar um serviço de justiça de qualidade aos cidadãos.
Apesar deste feito, disse que o número de advogados inscrito no Conselho Provincial da OAA é insuficiente para atender a demanda actual, uma vez que o Cuando Cubango tem acima de 600 mil habitantes, 60 por cento reside no município sede de Menongue.
Referiu que a sede da OAA permitirá ao Ministério Público que seja apoiado no que for necessário em relação ao Tribunal, sendo que o escritório servirá de escola para todos aqueles que queiram seguir a profissão de advogado.
O presidente do Conselho Provincial da OAA, Telmo Fracione, disse que a entrada em funcionamento desta sede é a concretização de um sonho de todos os associados que no passado administravam as actividades de forma precária, em função da falta de instalações oficiais e reconhecidas pelo Governo.
"Uma vez que somos colaboradores indispensáveis, constitucionalmente, para a administração da justiça, com a entrada em funcionamento deste escritório, vai evitar as pessoas a recorrerem a outras províncias à procura destes serviços, que desde já fazem muita falta à província”, disse.
Salientou que com a entrada em funcionamento deste escritório vai levar-se a cabo a divulgação de forma aculturar a população sobre as questões jurídicas, quando se sente que está em conflito com a lei e necessita de um auxílio da advocacia, com vista a alcançar os objectivos desejados.
O Conselho Provincial de Advogados da OAA procedeu, também, à entrega de cédulas profissionais a 11 membros, sendo um sénior e dez colaboradores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.